F1: Presidente da FIA volta a defender retorno dos motores V8 e entrada de 12ª equipe no grid
Sulayem parece conformado em defender os V8s como futuro da F1 após pedidos públicos pelos V10 no início do ano

Próximo de iniciar a campanha pela reeleição, o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, voltou a defender publicamente o retorno dos motores V8 para a Fórmula 1, a partir da temporada 2029, e também afirmou que já é hora de a categoria contar com uma 12ª equipe no grid.
Em conversa com jornalistas britânicos em Silverstone, Sulayem pediu que a categoria mudasse para um regulamento de motor mais barato assim que fosse viável e acredita que essa mudança poderia acontecer na temporada de 2029 - apenas três anos após a introdução das ambiciosas unidades de potência de 2026.
"Para nós, o V8 está acontecendo", disse Ben Sulayem. "Com as equipes agora, estou muito otimista e feliz com isso. A FOM [Formula One Management] está apoiando, as equipes estão percebendo que esse é o caminho certo".
"Precisamos fazer isso logo. Você precisa de três anos, portanto, esperamos que em 2029 já tenhamos alguma coisa, mas o combustível também é muito caro, e temos que ter muito cuidado com isso. As transmissões são muito caras".
"O motor atual é tão complicado que não se entende ele direito, e é caro. Os gastos com Pesquisa & Desenvolvimento estão chegando a 200 milhões de dólares e o motor está custando aproximadamente de 1,8 milhão a 2,1 milhões de dólares (R$9,8 a 11,45 milhões), portanto, se optarmos por um V8, vamos ver".

A Fórmula 1 correu pela última vez com V8s em 2013
Foto de: Sutton Images
Os comentários de Sulayem refletem em grande parte os que ele e outros dirigentes da FIA fizeram no início desta temporada, quando os apelos do presidente por motores mais baratos levaram a uma reunião com as várias fabricantes de unidades de potência atuais e futuras no Bahrein.
A principal conclusão dessa reunião foi que a F1 deve manter uma forma de eletrificação, bem como combustíveis sustentáveis em seus futuros regulamentos de motor, com a fórmula exata a ser discutida posteriormente por meio dos canais apropriados.
Não houve nenhuma discussão formal sobre as futuras unidades de potência desde a reunião do Bahrein, e qualquer decisão exige o apoio da FIA e da FOM, detentora dos direitos comerciais, além de uma supermaioria entre os fabricantes.
Sulayem expressou anteriormente seu desejo de ter motores V10, mas um V8 com uma forma mais modesta e barata de sistema híbrido provavelmente faria mais sentido , pois é mais relevante para as montadoras e mais leve, o que atenderia aos apelos para reduzir ainda mais o peso mínimo dos carros.
"Muitos dos fabricantes produzem V8s em seus carros, portanto, comercialmente, é correto. Quanto é isso? A meta é mais de 50% [mais barato] em tudo", acrescentou o presidente.
Ben Sulayem também falou sobre uma possível 12ª equipe no grid. Depois de um longo esforço para conseguir uma montadora norte-americana na forma da Cadillac/GM para 2026, ele está de olho na participação da China em seguida.
No entanto, não há nenhuma proposta nesse sentido no momento, e Ben Sulayem reconheceu que qualquer parte interessada teria que passar pelos mesmos procedimentos rigorosos da FIA e da FOM para garantir que seja viável e agregue valor à série.
"Chegará o momento em que nós sentiremos que é correto abrir uma manifestação de interesse", disse ele. "Não estamos aqui para incomodar as outras equipes. Não será apenas para fazer isso por fazer. Tem que valer a pena para nós. A equipe tem que agregar valor para sustentar os negócios da F1".
GUTO NEJAIM e FAUSTO MACIEIRA: Márquez x Valentino, MANIAS da DUPLA, 'causos' e MUITA RESENHA!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST traz GUTO NEJAIM para um REENCONTRO HISTÓRICO com FAUSTO MACIEIRA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.