F1: Preterido por Sauber e Andretti, Drugovich vê oportunidade surgir na Maserati F-E com dispensa de Mortara
Com saída de piloto ítalo-suíço da escuderia sediada em Mônaco, brasileiro tem oportunidade de competir em categoria de ponta em 2024; Motorsport.com explica
A Maserati confirmou nesta sexta-feira a saída do piloto ítalo-suíço Edoardo Mortara de sua equipe de Fórmula E. Com isso, abre-se uma vaga ao lado do alemão Maximilian Gunther em 2024.
Mortara deixa o time após seis temporadas pela escuderia, na qual começou a correr quando ela ainda se chamava Venturi, época na qual o ítalo-suíço chegou a ter o brasileiro ex-Fórmula 1 Felipe Massa como companheiro.
Pela equipe, 'Edo' conseguiu 13 pódios e seis vitórias, chegando a brigar por títulos nas temporadas 2020/21 e 2021/22. Entretanto, o último campeonato foi difícil para Mortara, já com o time levando o nome da Maserati, marca da Itália. Edoardo tinha contrato para 2024, mas agora veio o 'divórcio'.
Ele terminou 2023 no 14º lugar do campeonato de pilotos, 62 pontos atrás de Gunther: enquanto o alemão conquistou vitória, Edo sequer foi ao pódio nas 16 corridas da categoria de monopostos elétricos no ano. Ainda não se sabe se Mortara segue na F-E por outra equipe.
A Maserati, por sua vez, deve anunciar em breve o novo companheiro de Gunther para 2024, como deixou a entender o chefe da escuderia, o britânico James Rossiter. Em 2023, o brasileiro Felipe Drugovich fez dois testes de novatos com o time, em Berlim e Roma, e liderou as duas atividades.
Edoardo Mortara, Maserati Racing, Maximilian Gunther, Maserati Racing, Felipe Drugovich, Maserati MSG Racing
Photo by: Sam Bagnall / Motorsport Images
'Drugo' é um dos candidatos à vaga de Mortara, mas o paranaense enfrenta a concorrência de Nyck de Vries. O holandês foi recentemente demitido da AlphaTauri na F1, mas ele já foi campeão da F-E pela Mercedes, em 2021, e estaria em negociações com Rossiter para uma volta à categoria.
Nyck, aliás, teria corrido pela Maserati na F-E em 2023 não fosse o convite para representar a AlphaTauri na F1, que fez com que o holandês priorizasse a elite global do esporte a motor. A opção se mostrou equivocada, mas de Vries agora tem a chance de se 'reabilitar' com a equipe.
Depois, na F1, Drugo viu a Alfa Romeo / Sauber renovar com o chinês Zhou Guanyu, com quem o brasileiro concorria. Na categoria máxima do automobilismo mundial, restam poucas vagas em aberto para 2024: duas na própria AlphaTauri, da qual de Vries foi demitido, e uma na Williams.
No 'time B' da Red Bull na F1, Felipe não parece ter chance, com os dois assentos sendo disputados principalmente pelos atuais pilotos da antiga Toro Rosso: o japonês Yuki Tsunoda, que, apesar da titularidade, parece ter perdido força nos bastidores, e os substitutos de Nyck: o primeiro deles, Daniel Ricciardo, da Austrália, e o também oceânico Liam Lawson, neozelandês que substitui o ex-McLaren em função das fraturas sofridas pelo veterano nos treinos para o GP da Holanda.
Na Williams, Drugo é remotamente especulado, assim como o próprio Tsunoda e o alemão Mick Schumacher, atual reserva da Mercedes, que fornece unidades de potência para o time de Grove na F1. O germânico, porém, já estaria pensando em um 'plano B': correr pela Alpine no WEC.
FERRARI DOMINA SINGAPURA na 6ª e Mercedes ADMITE CONTESTAR Abu Dhabi-21 por causa de Massa-2008 | F1
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.