F1: Prost homenageia Senna em postagem nos 31 anos da morte de rival
Apesar da rivalidade, duas lendas da F1 se reconciliaram antes do trágico acidente do brasileiro

Tetracampeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost publicou uma homenagem de apenas uma palavra ao seu antigo rival e amigo Ayrton Senna. Junto com a palavra "lembrando", ele compartilhou uma foto dos dois no 31º aniversário da morte do brasileiro, poucos dias antes do GP de Miami de 2025.
A rivalidade entre os dois pilotos é frequentemente vista como uma das mais acirradas que o esporte já conheceu. Senna se juntou ao piloto francês na McLaren em 1988, e a dupla se tornou tão dominante que venceu 15 das 16 corridas daquela temporada.
No campeonato seguinte, a competição entre os dois se tornou ainda mais intensa, chegando ao auge no GP de San Marino de 1989, quando Senna ultrapassou Prost em uma manobra que o francês acreditava ir contra um acordo firmado antes da corrida. Isso acendeu uma chama entre os pilotos – uma chama que duraria até Prost se aposentar após seu sucesso com a Williams em 1993.
"Às vezes, admito que tinha medo dele; ele estava disposto a fazer qualquer coisa", disse Prost sobre o relacionamento deles.

Ayrton Senna, McLaren MP4-8 Ford
Photo by: Motorsport Images
Em 1993, o relacionamento deles mudou drasticamente.
"Venci o campeonato de 1993 com um pódio em Adelaide, mas Ayrton, que venceu a corrida, levantou meu braço e quis dividir o lugar mais alto comigo", lembrou Prost em entrevista ao La Repubblica. "Aquele momento mudou nosso relacionamento e hoje posso dizer que nossa história foi maravilhosa.”
“Houve um antes e um depois: Senna primeiro me viu como o piloto a ser batido. Há fatos que confirmam isso. Depois, quando me aposentei, a atitude era completamente diferente. Ele não tinha mais a mesma motivação. Sem mim, ele perdeu um pouco os objetivos.”
Em março deste ano, Prost admitiu que havia considerado fechar suas redes sociais após mensagens diárias relacionadas à sua rivalidade com Senna – muitas delas hostis.
“Recebo mensagens todos os dias, realmente todos os dias, sem exceção – de vez em quando, há uma mensagem de ódio, isso pode acontecer”, disse ele.
“Minha maior base de fãs nas redes sociais é do Brasil, de todos os lugares, então sou forçado a pensar nele. Indiretamente, venho vivendo essa história há 30 anos e provavelmente continuará assim pelo resto da minha vida."
RBR SOFRERÁ em Miami? Mercedes X Ferrari e McLAREN FAVORITA? Rico Penteado dá NOVA AULA | TELEMETRIA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.