F1: Quando Raikkonen 'impediu' a Red Bull de comprar a Sauber

Desempenho do piloto finlandês em 2001 não foi o suficiente para convencer os suíços

Kimi Raikkonen, Sauber

Muitas equipes de Fórmula 1 remontam centenas de anos em experiência com automobilismo. A Sauber, por exemplo, nasceu como uma ideia de Peter Sauber em 1993 e conseguiu se manter na categoria com a mesma sede em Hinwil.

Leia também:

A Sauber já foi Alfa Romeo, após acordo firmado em 2018, e futuramente será a Audi, porém, a história poderia ter sido muito diferente se negociações em 2001 com a Red Bull tivessem obtido sucesso.

À época, os taurinos eram os principais patrocinadores da equipe suíça, inclusive, o carro era azul e tinha a logo da empresa de energéticos, além de terem Kimi Raikkonen como uma das jovens promessas da categoria.

Porém, a empresa esperava assumir o controle da Sauber, como foi revelado por um dos executivos da equipe, Beat Zender, no podcast Beyond the Grid.

"Naqueles anos, a Red Bull insistiu que escolhêssemos o seu piloto Enrique Bernoldi, que competiu na Fórmula 3000 em 2000. Peter Sauber me pediu para dar uma olhada naquele piloto e, para ser sincero, assisti a todas as corridas em que ele participou".

"Eu queria entrar na F1 sem ter vencido nada em uma categoria inferior, então contratamos Kimi Raikkonen, e é por isso que não nos tornamos uma equipe com o nome Red Bull Racing, tenho certeza de que esse era o plano original".

Posteriormente, o finlandês se tornou uma estrela da categoria e conquistou o campeonato de 2007, mas Bernoldi também chegou à F1 com a equipe Arrows em 2001 e 2002, totalizando 28 corridas.

Apesar de ter recebido o apoio da Red Bull, o brasileiro nunca se provou a promessa que deveria ter sido. Seu melhor desempenho aconteceu no GP da Alemanha em 2001, quando ele conquistou o oitavo lugar.

Enquanto isso, os taurinos conseguiram se sair um pouco melhores ao entrar na F1. A equipe britânica assumiu o lugar da Jaguar em 2005, para competir como equipe própria. Somando diversas vitórias e campeonatos, eles são a quarta equipe no raking com mais conquistas na categoria.

MARI BECKER faz raio-x da F1 '24, avalia Drugo e Bortoleto, SE EMOCIONA ao citar mãe e lembra CAUSOS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST analisa declaração polêmica de Rossi sobre Márquez e Ducati

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula 1
Alfa Romeo
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Red Bull: Verstappen é uma lenda, como Federer ou Jordan
Próximo artigo F1: Norris supera Verstappen em estatística da temporada 2024; veja mais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros