F1: Quem pode se dar bem no GP de Las Vegas
A F1 vai ao coração de Las Vegas neste fim de semana para a primeira corrida noturna de sábado e há várias razões pelas quais o novo circuito pode causar surpresas
A segunda pista mais longa da F1 também é uma das mais rápidas, com os carros previstos para estar a toda velocidade - e levando seus motores ao limite - por cerca de 85% do tempo. Os tempos de volta devem ficar em torno de 1min30s.
No papel, isso deveria favorecer a Red Bull, mas com as sessões ocorrendo até tarde da noite, as temperaturas mais baixas podem complicar as coisas, e o fato de os níveis de aderência estarem em constante mudança significa que as equipes terão que estar atentas para sair na frente.
PRIMEIRO TREINO LIVRE
O treino livre inicial será mais interessante do que o normal, pois a pista terá pouca borracha em sua superfície e os pilotos experimentarão seus traçados, descobrindo onde podem ultrapassar os limites.
O TL1 acontecerá ainda na noite/madrugada de quinta-feira e os tempos de volta continuarão a cair à medida que mais borracha for depositada. Apesar da alta imprevisibilidade, Verstappen ainda está em 1,61 para liderar os tempos.
As duas Ferraris estão na sequência, com Charles Leclerc a 6,00 e Carlos Sainz a 7,00, enquanto Lewis Hamilton e George Russell estão a 13,00 e 17,00 para a Mercedes, e a McLaren é uma aposta mais arriscada a 13,00 - odds que podem ter bom valor.
POLE POSITION
A pista provavelmente ficará mais rápida, mas nas condições mais frias esperadas para a classificação, o asfalto também deve esquentar e ganhar aderência ao longo da sessão à medida que a atividade a aquece.
Alguns carros são melhores que outros para aquecer seus pneus - a McLaren é tradicionalmente uma delas - enquanto alguns pilotos têm um estilo mais agressivo que também gera mais temperatura aos pneus.
Verstappen está em 1,44 para conquistar a pole, enquanto a Ferrari é a próxima favorita, com Charles Leclerc a 6,40 e Carlos Sainz a 8,40. Se a McLaren provar ser boa em aquecer os pneus, e isso tiver um efeito significativo, Norris tem um bom valor em 11,00.
A Mercedes teve um desempenho ruim na última corrida, mas eles costumam se recuperar desse tipo de performance. Se fizerem assim, Hamilton está em 13,00 para a pole - embora ele tenha tido apenas uma pole este ano, e isso foi na lenta pista da Hungria.
PÓDIO
Um dos circuitos mais parecidos a Las Vegas é Baku. Neste ano, Sergio Pérez liderou uma dobradinha para a Red Bull. No entanto, as temperaturas estavam 5-10 graus mais altas do que o esperado em Vegas.
O estilo do piloto mexicano pode não ser útil na pista de baixa aderência, então Verstappen é mais uma vez o favorito firme para a vitória com odds de 1,28, enquanto Pérez, em contraste, está em 19,00.
Lando Norris é o segundo favorito para a vitória com 9,40 e 1,50 para o pódio, enquanto Leclerc é o próximo na Ferrari com odds generosas de 17,00, ou 2,37 para um top 3.
Fernando Alonso esteve no pódio na última corrida, mas é o menos cotado entre os favoritos para repetir o feito, com 10,00. As condições imprevisíveis podem tornar válido apostar nele novamente.
Os dois pilotos da Alpine, por exemplo, estiveram no pódio uma vez este ano e estão a 150,00 para repetir o feito em Las Vegas, enquanto a maioria do restante do pelotão tem odds de 250,00 como azarões.
PONTOS
A pista tem vários pontos desafiadores, com retas rápidas se transformando em curvas fechadas, criando uma alta chance de incidentes, carros de segurança e reinícios. Isso significa que o potencial para um final nos pontos está relativamente aberto.
A AlphaTauri terminou nos pontos nas últimas três corridas e ambos os seus pilotos estão em 3,45 para continuar essa sequência neste fim de semana. A Williams tem dois resultados nos pontos em três corridas, todos conquistados por Alex Albon, e ele está em 1,61 para mais um.
Os carros da Alpine não são favoritos, com 2,48, enquanto a Alfa Romeo, cujo carro se saiu bem no início desta temporada nas temperaturas mais baixas de Barcelona, tem as menores odds para terminar nos pontos, ambos em 6,40.
OPORTUNIDADES
Como mencionado, as chances de incidentes durante a corrida são altas. O maior número de abandonos em uma corrida este ano foi de cinco - em São Paulo e no Japão - enquanto seis corridas viram três abandonos e o restante menos.
As odds para que menos de 16,5 pilotos terminem a corrida neste fim de semana são 2,19, enquanto mais de 16,5 pilotos é de 1,60. Quanto ao primeiro abandono, a Williams está em 6,00, a Haas está em 7,00 e McLaren ou AlphaTauri estão em seguida, com 7,60.
As chances de um safety car são altas, com odds de 1,18, enquanto um período de carro de segurança virtual está com odds de 1,44.
No entanto, se Pérez conseguir encontrar forma e evitar problemas, o resultado pode facilmente ser outro 1-2 para a Red Bull. Isso não acontece desde a Itália, há mais de dois meses, mas as odds de pelo menos um pódio duplo são razoáveis em 3,00.
Para mais probabilidades de apostas e os mercados mais recentes no GP deste fim de semana e em todas as corridas de Fórmula 1, acesse stake.com.
NOTA: As probabilidades acima descritas foram auferidas no momento da produção deste artigo.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #255 – Qual a nota do GP de São Paulo de 2023, em Interlagos?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.