F1: Quem pode se dar bem no GP do Canadá
Este complicado circuito de rua já teve alguns contratempos no passado, então o que pode acontecer desta vez? Aqui estão algumas dicas para este fim de semana
Max Verstappen estava no auge da forma na última corrida em Barcelona, terminando mais rápido em todas as sessões e liderando todas as voltas em seu caminho para completar um hat-trick de pole, vitória e volta mais rápida na Fórmula 1.
É difícil esquecer do piloto da Red Bull novamente em Montreal, especialmente porque ele venceu a corrida da pole no ano passado, mas há algumas razões pelas quais as coisas podem ser diferentes desta vez.
Uma delas é Lewis Hamilton. Depois de terminar em segundo em Barcelona, onde as atualizações da Mercedes funcionaram, o britânico está empatado com Michael Schumacher em sete vitórias em Montreal e está muito ansioso para garantir o recorde.
Outra é a Aston Martin, que ficou atrás da Mercedes e da Ferrari na Espanha, mas prometeu uma atualização “gradual” de peças no Canadá. Fernando Alonso também tem tudo para vencer lá, tendo triunfado em 2006 no ano em que conquistou o título.
Então, enquanto a F1 segue para o Circuito Gilles-Villeneuve, vamos dar uma olhada em quem pode se dar bem.
DESEMPENHO PARA POLE
A Red Bull esteve na pole em todas as sete corridas desta temporada, exceto uma, com Verstappen conseguindo quatro. Como mencionado, o piloto holandês também conquistou o primeiro lugar no Canadá no ano passado – embora em uma sessão afetada pela chuva.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Há uma pequena chance de chuva no sábado, mas mesmo que isso aconteça, é difícil ver além de Verstappen liderando o caminho. No segundo Red Bull, porém, Sergio Perez está fora de forma, então pode não acontecer de termos apenas a Red Bull na frente.
Até agora, os únicos que ocuparam a primeira fila não pertencentes à Red Bull foram Alonso (duas vezes), a dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, e George Russell, da Mercedes. Qualquer um deles, ou Hamilton, pode estar ao lado de Verstappen, mesmo que seja improvável que estejam à frente.
A McLaren também parecia surpreendentemente forte em Barcelona - embora Lando Norris parecesse não ter ideia de onde vinha o ritmo - mas ele é uma aposta justa quando se trata de companheiro de equipe frente a frente enquanto lidera Oscar Piastri por 6-1 em classificação.
DESAFIOS DO PÓDIO
Verstappen é o grande favorito para a vitória em 25/09, mas se Pérez puder superar suas dificuldades recentes, dado que o carro em que ele está é o melhor do grid, sua marca de 5/1 parece um bom valor. E Hamilton em 10/1 pode ser interessante.
As chances dos três primeiros contendo três construtores diferentes são bastante altas agora, especialmente se Pérez continuar sem brilho, e Mercedes, Ferrari e Aston Martin, todos bastante parecidos.
No entanto, com Verstappen em 1/5 para um pódio e Hamilton e Alonso ambos em 9/10, pode valer a pena olhar para George Russell, que está em 2/1, ou mesmo Lance Stroll, em casa, no segundo Aston Martin, em 16/1, como opções mais amplas.
DESAFIO PARA PONTUAR
As seis primeiras colocações podem ser interessantes no Canadá. Até agora, apenas dois pilotos fora das quatro principais equipes da Red Bull, Mercedes, Aston Martin e Ferrari garantiram um lugar entre os seis primeiros: Norris (na Austrália) e Esteban Ocon (em Mônaco).
Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43
Photo by: Jake Grant / Motorsport Images
A força dos quatro primeiros sugere que há poucas portas abertas, mas isso é ignorar o fato de que o Canadá é um circuito de rua rápido que pode mudar as coisas. O Muro do Campeões, em particular, é um ímã para erros.
Se houver fragilidade nas quatro primeiras equipes, com base na forma do Barcelona, Norris pode estar entre os seis primeiros na McLaren – e é um surpreendente 8/1– enquanto as Alpines de Ocon e Pierre Gasly estão 5/2 e 11/4, respectivamente.
A Alfa Romeo Stake foi bem no Canadá no ano passado, com Valtteri Bottas em sétimo e Zhou Guanyu em oitavo. Este último ficou entre os 10 primeiros em Barcelona, e ambos os pilotos estão 4/1 para repetir isso no Canadá. Melhor ainda, eles são 19/1 para ambos pontuarem.
Logan Sargeant, Williams FW45
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
OPORTUNIDADES
Olhando bem para trás, a Williams de Logan Sargeant foi classificada em último lugar em dois dos últimos três eventos, enquanto Bottas e Kevin Magnussen fizeram isso duas vezes este ano. Sargeant é 7/4 para uma repetição, Magnussen 10/1 e Bottas 11/1.
Quanto aos abandonos, duas das sete corridas desta temporada tiveram todos terminando suas provas.
O Canadá viu três não finalizarem a corrida na última temporada e nesta temporada, das quatro primeiras equipes, Ferrari e Aston Martin foram as que mais abandonaram, com duas cada. Em ambas as ocasiões e as chances de uma repetição das duas equipes são 10/1.
A última corrida no Canadá sem alguma forma de controle de velocidade foi em 2015 e as chances de um período de safety car este ano são de 2/5. As últimas quatro corridas tiveram um SC ‘real’ (com um VSC em 2016), então há uma grande chance de isso acontecer novamente.
NOTA: As probabilidades ocorreram no momento da publicação desta nota.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.