F1: Red Bull acredita que rivais virão para 2024 com “clones” do RB19 e promete evolução para 2024
Horner diz que equipe teve evolução limitada pelo tempo reduzido de túnel de vento
Em meio à expectativa do que a Red Bull será capaz de conquistar na temporada 2024 da Fórmula 1, a equipe austríaca promete que o RB20 será “uma evolução em vez de uma revolução”, enquanto acredita que as rivais irão à pista com modelos que serão, essencialmente, “clones” do dominante RB19.
A equipe de Milton Keynes está dando o seu melhor no desenvolvimento do RB20 há meses, trocando cedo o trabalho em torno do RB19 devido à vantagem que tinha sobre o restante do grid.
Mas apesar de saber que é preciso progredir para se manter à frente em 2024, a equipe afirma que não terá grandes mudanças de direção, mesmo que esteja trabalhando em melhorias.
Questionado sobre o que podemos esperar do RB20, Christian Horner disse: “Uma evolução em vez de uma revolução. Todas as áreas foram revisitadas no carro e não podemos nos dar ao luxo de termos complacência”.
“Então o carro é basicamente a evolução de um tema. Não estamos reinventando a toda, e esse tem sido o caminho tomado nos últimos 12 meses”
Mesmo que a Red Bull tenha vencido 21 dos 22 GPs de 2023, Horner disse não ter dúvidas de que a vida da equipe será mais difícil daqui pra frente. Ele diz que a equipe já vê essa vantagem sendo reduzida, prevendo que os rivais farão progressos significativos ao copiarem os conceitos de design usados pela Red Bull em 2023.
Photo by: Red Bull Content Pool
Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing
“Eu acredito que, com regulamento estável e retornos menores para nós, já que chegamos ao ápice antes dos demais, que o grid vai passar a convergir”.
“Há sempre um reinício quando entramos no ano seguinte, e estou convencido que teremos mais carros que pareçam com o RB19 em sua filosofia. Se você ficar parado nesse ramo, você tende a andar para trás. E acho que chegamos ao pico da curva mais rápido que os outros. Estamos sujeitos à lei da diminuição do retorno”.
Apesar da Red Bull ter sido uma das primeiras equipes a mudar o foco para 2024, Horner disse que a falta de tempo de túnel de vento em comparação às rivais faz com que a equipe não tenha como tirar tantos ganhos disso.
“Com a falta de tempo de túnel de vento, mesmo com a transição cedo, ainda tivemos menos tempo de testes do que vários rivais. Então tivemos que ser sensatos com a aplicação do tempo para o RB20, tendo que construir em cima dos pontos fortes do RB19”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.