F1: Red Bull muda foco para carro de 2024 devido a penalidade "significativa" no túnel de vento
Equipe tem apenas 70% da alocação e uma punição de 10% de redução por conta da quebra do teto orçamentário em 2021
A Red Bull alega que o "déficit significativo" que tem no tempo de túnel de vento em relação a seus rivais na Fórmula 1 a obriga a mudar o foco para seu carro de 2024 neste momento da temporada.
A equipe sediada em Milton Keynes entrou para a história da F1 no GP da Hungria deste fim de semana, quando a vitória de Max Verstappen fez com que a equipe se tornasse a primeira a vencer 12 corridas consecutivas na história.
O esquadrão superou a impressionante sequência da McLaren em 1988, quando Ayrton Senna e Alain Prost a ajudaram a conquistar 11 vitórias consecutivas antes de ser derrotada no GP da Itália daquele ano.
O desempenho da Red Bull na Hungria foi ajudado por uma atualização de seus sidepods e assoalho, o maior ajuste feito pela equipe até agora nesta temporada. Mas o chefe da equipe Christian Horner, diz que os desenvolvimentos desse fim de semana podem ser as últimas atualizações do ano, porque a equipe precisa planejar cuidadosamente como alocar seu desenvolvimento no túnel de vento, enquanto olha para o RB20.
Falando sobre as atualizações, Horner disse: "Elas fizeram o que diziam na embalagem. Então, desse ponto de vista, é uma espécie de objetivo alcançado. E agora, com a desvantagem que temos, temos que realmente mudar nosso foco para o próximo ano, porque temos um déficit significativo de tempo no túnel de vento em comparação com nossos concorrentes e temos que ser muito seletivos em como usá-lo."
Graças às Restrições de Testes Aerodinâmicos da F1, as equipes que estão mais à frente na classificação em determinado momento do ano têm menos disponibilidade para testes em túnel de vento e CFD.
Como líder do campeonato no ponto de corte que é o meio da temporada, a Red Bull recebe apenas 70% do tempo em comparação com a Mercedes, com 75%, a Aston Martin, com 80 e a Ferrari com 85%.
Christian Horner, diretor de equipe da Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Racing
Além do limite oficial, a Red Bull também enfrenta uma redução adicional de 10% devido à penalidade que recebeu pela violação do limite de custos do ano passado. Horner disse que, quando tudo foi aplicado em conjunto, as diferenças entre o que sua equipe podia fazer e seus rivais eram surpreendentes.
"Temos essa penalidade [limite de custos] até outubro deste ano, portanto, particularmente em termos da quantidade de corridas que podemos fazer por semana, estamos significativamente abaixo em comparação com o segundo e o terceiro colocados", disse ele.
"E estamos muito abaixo quando voltamos às equipes que estão em quarto ou quinto lugar. Se compararmos a quantidade de corridas que a McLaren pode fazer em um túnel de vento com a nossa, a diferença é enorme."
"Portanto, é claro que temos que ser muito seletivos no que estamos fazendo. E é por isso que a equipe de engenharia em Milton Keynes está fazendo um trabalho incrível ao desenvolver o carro de forma eficaz e eficiente."
Horner disse que, com o foco mudando para 2024, quaisquer outras atualizações no carro seriam específicas para o circuito - portanto, potencialmente itens de baixo arrasto para corridas como Spa e Monza.
"Teremos algumas coisas específicas para circuitos, mas nada que já não tenha sido feito e comprometido com o R&D", disse ele.
Como demissão de De Vries IMPACTA DRUGOVICH? Veja por que Nyck pode ser PEDRA NO SAPATO de Drugo
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.