F1 - Red Bull promete "evolução" do RB19 para 2024: "Seria errado deixar o carro como está"
Após pagar a punição por violar o teto orçamentário de 2021, time austríaco volta a ter toda a alocação de tempo de túnel de vento e CFD
Apesar do domínio absoluto, a Red Bull não trata a temporada 2024 da Fórmula 1 como ganha, afirmando que seria errado simplesmente manter o design atual do carro para o RB20.
O time de Milton Keynes basicamente corre sozinho em 2023, tendo vencido todas as corridas do ano exceto o GP de Singapura até aqui, conquistando com muita antecedência os Mundiais de Pilotos e Construtores.
Mas mesmo com a boa diferença de performance do RB19 sobre os demais, o fato de rivais como a McLaren estarem dificultando a vida da Red Bull nessa reta final de campeonato mostra que o grid está se compactando.
E com uma intertemporada onde equipes como Mercedes e Ferrari devem fazer grandes mudanças em seus carros, a Red Bull sabe que não pode ser complacente quando falamos de fazer melhorias ao modelo de 2023.
Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull, revelou que, apesar da equipe não fazer uma mudança radical para o design do carro de 2024, é preciso encontrar ganhos para se manter à frente.
"Seria errado da nossa parte deixar como está, porque os rivais estão se aproximando. Mas as regras são bem próximas em comparação ao que tivemos nos últimos anos e gerações de carros, onde podíamos fazer um pouco mais, mexer mais nas coisas".
"Acho que não surpreenderia se eu dissesse que o carro de 2024 será uma evolução do atual, já que seria besteira jogar fora esse conceito. Mas, igualmente, temos que progredir. Temos que encontrar tempo de volta. Os rivais estão nos buscando e, se eles avançarem, temos que avançar mais".
"Mas o RB20 manterá várias lições e benefícios do carro atual e, a partir do Bahrein, veremos se fizemos um trabalho bom o suficiente".
Photo by: Red Bull Content Pool
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19
Um bônus da Red Bull para 2024 é ter mais tempo de túnel de vento para o RB20 do que teve com o RB19. No ano passado, a equipe perdeu 10% da alocação de tempo de túnel e CFD devido à sanção pela violação do teto orçamentário de 2021. Agora essa penalização já foi cumprida.
Monaghan ecoou os comentários de outras equipes de que os limites enfrentados no ano passado ensinaram a Red Bull a ser mais eficiente com seu trabalho, algo que ajudará ainda mais agora.
"Isso nos forçou a olhar para a eficiência nos testes com o túnel de vento e CFD. E enquanto todos têm uma restrição, todos querem ser eficientes, então isso nos levou a ter pequenas melhorias".
"Não acho que serão revolucionárias, mas esses refinamentos nos beneficiarão, porque ao obtermos mais tempo de teste, vamos usar essa diferença de forma mais eficiente".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.