F1: Red Bull refuta Perez e diz que progresso do RB18 não é focado em Verstappen
Após mexicano reclamar de que evolução do carro está ficando distante de seu gosto, Monaghan afirma que existem maneiras de deixar Perez mais confortável
Chefe dos engenheiros da Red Bull na Fórmula 1, Paul Monaghan minimizou as declarações de Sergio Perez, que disse que o desenvolvimento do RB18 foi para um caminho diferente de seu gosto. O dirigente declarou que o time possui campo para ajustar o carro de uma maneira que o mexicano pode ficar mais confortável.
Nesta quinta-feira, Perez declarou que nas últimas corridas o carro não esteve tão ajustado para ele como no início da temporada. “Eu não estou confortável como no começo. Vamos colocar as coisas dessa forma. Então, eu acho que tenho um trabalho para entender o que se passa”.
Monaghan insistiu que não há um esforço consciente na equipe para desenvolver o carro de acordo com o gosto de Max Verstappen, companheiro de Perez, alegando que as recentes mudanças são resultado de um processo normal de desenvolvimento.
“Eu não tenho ciência de que fizemos um passo deliberado para fazer o carro menos ao seu agrado. Não é fácil fazer carros rápido, digamos. Dentro de um conjunto bastante restrito de liberdade no regulamento técnico, se você encontrar uma maneira de colocar um pouco de ritmo, você vai fazer isso, caso esteja dentro de suas limitações financeiras para aplicá-lo”, afirmou.
“Você passa por um processo de pesquisa, vê se é possível, avalia em projeções de tamanho real. Se parecer que vamos ter um pouco de ritmo, normalmente, você coloca essa atualização no carro.
“Agora, pode ser que essas implantações podem tenham sido melhores para o Max, talvez ele tenha se adaptado aos ajustes melhor que Checo, mas não é como se o carro fosse feito com base em seus parâmetros ou que Perez não possa ter uma configuração ao seu gosto.
“Seria tolice nossa não entregar para o Sergio a possibilidade de ele tirar mais do carro. Estamos na luta pelos dois títulos e precisamos dos dois carros à frente da Mercedes e Ferrari, então faremos tudo o que pudermos para coloca-los lá”, declarou.
Sergio Perez, Red Bull Racing
Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Monaghan declarou que existem meios para deixar o mexicano mais confortável com o RB18. “Tomamos a direção em favor do Max? Não. É difícil encontrar ritmo ao carro e se encontrarmos, vamos fazê-lo. Dentro do conjunto de ajustes que o engenheiro de corrida pode fazer, podemos, é claro, rever a configuração, todo mundo faria isso”, apontou.
“Deve estar dentro das nossas capacidades encontrar algo que talvez seja um pouco mais ao seu gosto. O equilíbrio entre os pilotos sempre vai fluir”, completou.
Monaghan destacou que a equipe sempre terá dois carros competitivos. “Max não é de descansar sob seus louros, nem Checo, nem nós. Então, nossa corrida está dentro do nosso time. Mas sempre temos de lembrar que ambos correm pela mesma equipe e que a disputa é contra nossos vizinhos e ambos ficariam felizes em vê-los atrás de nós”, comentou.
“Nossa luta é em muitas frentes, mas uma delas eu não consideraria como uma competição, é mais nosso desafio. Isso é para ambos os pilotos e vamos apoiá-los da melhor maneira possível”, finalizou.
VÍDEO: Dê uma volta completa no Red Bull Ring
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.