F1: Red Bull 'sacrifica' Tsunoda para evitar cenário de Lawson; entenda
Japonês impressionou em sua estreia na Red Bull em Suzuka, levando a equipe a adotar uma configuração de carro menos agressiva e mais previsível

Yuki Tsunoda teve um início promissor na Red Bull após mostrar um bom nível de desempenho em sua primeira sessão de treinos em Suzuka, terminando apenas a 0s107 atrás do companheiro de equipe Max Verstappen. À medida que o fim de semana de corrida se aproxima, o chefe da equipe Christian Horner admitiu que eles sacrificarão o desempenho do RB21 para dar a Tsunoda um carro mais previsível.
O chefe da equipe de Milton Keynes facilitou a substituição de Liam Lawson por Yuki Tsunoda após o neozelandês mostrar um nível ruim de desempenho nos dois primeiros finais de semana da temporada de Fórmula 1 de 2025. Mas enquanto o jovem piloto japonês já impressionou a equipe, Horner está ansioso para manter sua confiança configurando o carro de forma diferente do atual campeão Verstappen.
"Acho que temos que fornecer uma configuração diferente", disse ele à Sky Sports F1. "A capacidade do Max de extrair tempo de volta do carro é única. E acho que não vimos outro piloto capaz de fazer isso da maneira que o Max é capaz.”
"E, portanto, acho que você precisa dar um carro mais calmo para quem quer que seja o piloto parceiro, para dar uma sensação mais estável e previsível.”
"Esse não é necessariamente o carro mais rápido, mas é definitivamente um carro que inspira mais confiança a qualquer piloto."

Red Bull Racing car
Photo by: Jake Boxall-Legge
Este é um momento importante para a equipe que está procurando formar uma parceria sólida de pilotos para esta temporada após um início preocupante. Se Tsunoda for capaz de fornecer não apenas resultados fortes, mas também feedback válido, a equipe pode voltar sua atenção para melhorar o que atualmente é um carro desafiador.
"Já pensamos em configurar o segundo carro de forma diferente — com uma configuração menos agressiva. Algo que o torne mais fácil de manusear", Helmut Marko revelou anteriormente ao Motorsport.com.
O problema com o carro está relacionado principalmente à sua estreita janela operacional. Horner explicou anteriormente o problema que a equipe está enfrentando no início do ano.
"Os engenheiros têm se concentrado muito em como ampliar essa janela [para a temporada de 2025], não necessariamente adicionando desempenho máximo, mas apenas ampliando a janela para que possamos enfrentar os diferentes desafios e ter uma janela operacional muito mais ampla."
Embora Verstappen tenha conseguido mascarar os problemas até agora, na maior parte, até ele está com dificuldades, em comparação com as temporadas anteriores. Atualmente, o piloto está em segundo na classificação de pilotos, oito pontos atrás do líder Lando Norris.
SEXTA-LIVRE: Piastri bate Norris e lidera TLs, DOOHAN BATE, Bortoleto é 13º! Debate do dia em Suzuka
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.