F1: Renault considera Vettel caso Ricciardo deixe equipe em 2021
Chefe da equipe francesa, Cyril Abiteboul ponderou que prefere trabalhar com pilotos jovens
Embora prefira um piloto jovem para investir no futuro de longo prazo na Fórmula 1, a Renault não descarta tentar a contratação do alemão Sebastian Vettel caso o australiano Daniel Ricciardo deixe a equipe ao fim da temporada 2020.
O contrato da montadora francesa com Ricciardo termina no final deste ano e o australiano já está fortemente ligado a uma eventual mudança para a Ferrari, caso Vettel não fique no time de Maranello.
Leia também:
Tanto Renault como Ricciardo esperam que uma melhoria de desempenho nesta temporada seja suficiente para que eles estendam sua parceria, mas nada está confirmado, ainda mais em meio a uma temporada afetada pela pandemia de coronavírus.
Em entrevista ao programa 'La Grille' no Canal +, o chefe de equipe da Renault F1, Cyril Abiteboul, não descartou uma investida sobre Vettel, mas também não sugeriu que essa seria a sua prioridade.
"Não quero dizer que não, pois ele é um ótimo piloto e um grande campeão, ‘trabalhamos juntos’ no lado do motor e vencemos juntos”, disse o dirigente, fazendo menção ao fato de que o tetracampeonato de Vettel foi na época da Red Bull equipada com motor Renault.
GALERIA: Relembre todas as vitórias de Sebastian Vettel na F1
"[Mas] prefiro trabalhar com os pilotos de amanhã do que com os de ontem. Temos uma academia de pilotos, com nomes que podem surgir em 2021 ou 2022. Precisamos ter isso em mente, pois criamos isso com o objetivo de formar um piloto para a F1 em 2021”.
"Agora que 2021 está chegando, temos que reconhecer os jovens talentos, como Christian Lundgaard. Ele é uma opção entre tantas outras e fará sua temporada de estreia na F2”, ponderou Abiteboul.
Além do nome citado pela chefe da Renault, a academia de pilotos da montadora francesa ainda conta com o jovem brasileiro Caio Collet, destaque da F-Renault Eurocup em 2019, quando foi campeão entre novatos. Em 2020, ele busca o título geral.
De todo modo, Abiteboul deixou claro que o principal fator para decidir o futuro de Ricciardo seria a forma atual do carro Renault, embora o atraso no início da temporada signifique que uma conclusão ainda demorará a chegar.
"Temos que retê-lo [Ricciardo] com base em boas fundações, fundações compartilhadas", explicou o dirigente. "O projeto é o que importa. Estou respondendo à pergunta sem realmente responder, mas acho que precisamos esperar e ver as primeiras corridas”.
"Demos um passo adiante? Estamos recuperando um pouco mais de confiança em relação ao ano passado? Ele ainda está se integrando melhor à equipe? A ver. Então, se sentimos que temos um projeto de longo prazo, por que não ficar com ele?"
"Acho que Daniel se preocupa muito com sua mudança para a Renault, que foi muito criticada por alguns meios de comunicação. Em especial a mídia britânica, já que eles não entendem", disparou Abiteboul.
"Essa ideia de construir um projeto no lado humano, técnico e esportivo é importante para ele. Ele é alguém que é guiado por suas emoções e quer mostrar que pode se ater à sua decisão, desde que ela seja boa”, completou o chefe da Renault.
GALERIA: Relembre todos os carros da Renault na história da F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Aston Martin revela motivo das dificuldades de Stroll e Alonso no GP de São Paulo
F1: Diferença de 5mm na banda de rodagem entre os pneus decidiu o GP de São Paulo?
F1: Como Brasil expôs perigos de 'pit stop gratuito' durante bandeira vermelha
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 - Marko descarta possível retorno de Vettel: "Ele está fora há muito tempo"
F1: Marko revela se Red Bull está interessada em Russell para 2026
Ocon diz que Alonso seria bem-vindo na Renault para a F1 2021
Chefe nega que Renault tenha herdado quarto lugar em 2018
Hulkenberg diz que pode precisar melhorar para vencer Ricciardo
Últimas notícias
F1: Ferrari anuncia acordo plurianual com gigante da informática IBM
F1: Aston Martin revela motivo das dificuldades de Stroll e Alonso no GP de São Paulo
Como era a F1 em 2017, último ano com piloto brasileiro no grid
Termas de Rio Hondo recebe a nona etapa da temporada do TCR South America
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.