F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
De acordo com apuração do Motorsport.com, divulgação do acordo, que está fechado, é iminente
Durante o intervalo de dez dias antes do GP do Brasil de Fórmula 1, espera-se o anúncio de uma extensão de contrato entre Franco Colapinto e a Alpine, segundo apurou o Motorsport.com.
Representantes do principal patrocinador do argentino estavam presentes no paddock do Autódromo Hermanos Rodríguez. O acordo está fechado e o anúncio é iminente. Durante o fim de semana do GP do México, perguntaram ao piloto de 22 anos se ele achava que estava em uma situação melhor em relação ao seu futuro antes da próxima temporada.
"Sim, acho que só o tempo dirá. Não sei, para ser honesto. Não sou eu quem toma as decisões. Não sou eu quem está tendo a maioria das conversas. Para ser sincero, não quero entrar em muitos detalhes. Espero que chegue um momento em que eu possa correr sem tanto estresse e um pouco mais relaxado", disse ele.
A realidade complicada da Alpine, que deixou Colapinto e seu companheiro de equipe, Pierre Gasly, praticamente brigando entre si pelas últimas posições nos últimos GPs, tornou difícil para aqueles que não estão acompanhando de perto a situação avaliar adequadamente o trabalho do argentino. A Alpine, é claro, tem todos os dados e avalia o progresso do piloto argentino.
Franco Colapinto, Alpine
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
Depois de um início difícil com a equipe, desde a estreia pela Alpine no GP de Emilia Romagna, em maio, o progresso de Colapinto na segunda metade da temporada foi concreto, mostrando um ritmo igual ou melhor que o de Gasly, tanto na classificação quanto na corrida. E, embora tivesse a concorrência interna de Paul Aron e de um Jack Doohan que ainda tentava recuperar uma vaga de titular por fora, Colapinto acabou convencendo a equipe de que merecia a renovação.
"Estou trabalhando muito fora do carro e acho que, até agora em minha carreira, este é o ano em que mais trabalhei", disse Colapinto no México. "É claro que também é algo de que precisamos, mas estou tentando entender melhor o que preciso do carro, em que direção estamos indo, que compromisso estamos assumindo com a configuração. Todas essas coisas são uma espécie de teste constante: às vezes funciona em um dia e no dia seguinte não funciona".
"É complicado. Esse carro é difícil de pilotar. As concessões que fazemos... Tentei encontrar um carro que fosse mais fácil de pilotar e mais consistente em Austin, e acabei tendo o oposto, não ajudando muito na direção que eu queria. É complicado quando você não conhece bem o carro e não sabe o que cada item da configuração faz. É claro que o fato de eu não ter muitos anos de experiência pilotando esse carro me afeta, mas acho que ainda é um processo de aprendizado constante", continuou.
"Tenho melhorado ultimamente, mas os fins de semana de sprint são sempre mais difíceis nesse sentido. Ter apenas uma sessão de treinos livres e não poder testar muito torna tudo mais complicado", adicionou.
Franco Colapinto, Alpine
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Perguntaram a Colapinto como sua situação atual na F1 difere da de um ano atrás, quando havia muitos rumores sobre suas chances de permanecer em 2025, mas, ao mesmo tempo, pressão para manter o desempenho após um ótimo início na categoria, quando começou a correr pela Williams. Em sua resposta, ele deu a entender que tudo está progredindo bem para o futuro.
"Acho que é bem diferente. Por um lado, estou tentando trabalhar com a equipe e entender muitas coisas para o próximo ano e a próxima temporada. Estou trabalhando muito bem com os engenheiros e mecânicos, e sei que vou continuar trabalhando com eles no futuro. No final das contas, o ano passado foi muito diferente: se eu tivesse ficado, teria mudado de equipe de qualquer maneira", disse.
"Agora sei que todo o esforço que faço também nos ajuda a entender melhor uns aos outros e todo o trabalho que fazemos é para trabalhar melhor como equipe. Acho que é mais fácil assim, porque estamos nos preparando para o futuro, e isso é sempre bom", concluiu.
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.