F1: Reunião nos EUA pode sacramentar 'compra' da Sauber pela Andretti
Entenda como se dá a negociação, cujo ponto final deve acontecer no Circuito das Américas, no Texas; Colton Herta pode virar piloto de F1
Conforme reportado pelo Motorsport.com, os rumores da 'compra' da Alfa Romeo-Sauber pela Andretti ganham cada vez mais força nos paddocks da Fórmula 1. Agora, a novidade é que a negociação pode estar a apenas uma reunião de ser sacramentada.
Segundo a revista RACER, um encontro entre os representantes da Andretti -- cujo homem-forte é o norte-americano Michael Andretti, piloto da McLaren F1 em 1993 -- e da equipe ítalo-suíça está marcado para o GP dos Estados Unidos, em Austin, no fim de outubro.
De acordo com a publicação, a Andretti, que atualmente compete em categorias como IndyCar, Fórmula E e IMSA, assumiria o controle da atual escuderia Alfa Romeo por meio de uma participação majoritária na empresa proprietária da Sauber.
A operação se daria por meio da aquisição de 80% da companhia dona da Sauber, organização que 'detém a vaga' no grid da F1 -- desde 2019, o time se chama Alfa Romeo por causa de acordos comerciais entre a marca italiana e a estrutura fundada por Peter Sauber. As cifras girariam em torno de 250 milhões de euros, o que chega perto da casa dos 2,2 bilhões de reais na cotação atual, segundo informações do site RaceFans.
A volta de Michael Andretti à F1 como chefe de equipe também seria bem vista pelo grupo norte-americano Liberty Media, dono da categoria máxima do automobilismo mundial. Atualmente, o único time dos Estados Unidos na elite do esporte a motor é a Haas.
Até o momento, o único piloto confirmado pela Alfa Romeo-Sauber para a temporada 2022 é o finlandês Valtteri Bottas, que sucederá o compatriota Kimi Raikkonen. O campeão mundial de 2007 pela Ferrari se aposentará ao fim de 2021.
Já Bottas, que foi preterido pela Mercedes e deixará o time alemão para abrir vaga para o atual competidor da Williams George Russell, da Grã-Bretanha, ao lado do também britânico Lewis Hamilton, chega para ser a referência da escuderia de Hinwil.
Por ora, o segundo piloto da Alfa é Antonio Giovinazzi, que ainda não tem futuro definido. O italiano pode seguir na equipe, mas tem sua vaga ameaçada principalmente pelo chinês Guanyu Zhou, da F2. Porém, caso o time seja adquirido pela Andretti, tudo pode mudar.
Colton Herta pode ser piloto da futura Andretti F1
Em meio à indefinição sobre o segundo assento da equipe, o jovem piloto norte-americano que corre pela Andretti na IndyCar ganha força como um possível competidor do time na F1, especialmente para 2023.
De acordo com o site The Race, a Gainbridge, patrocinadora de Herta na escuderia Andretti de IndyCar, estaria envolvida na negociação para levar o sobrenome do ítalo-americano Mario Andretti, campeão da F1 em 1978, de volta à categoria máxima do automobilismo. Assim, o vencedor de seis GPs na principal competição de monopostos dos Estados Unidos poderia pintar no grid da elite do esporte a motor mundial.
F1 2021: Hamilton COMANDA treinos, mas é PUNIDO EM 10 POSIÇÕES no grid da Turquia; veja debate | SEXTA-LIVRE
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #136 – Ju Cerasoli faz raio-X da rivalidade Hamilton X Verstappen de quem acompanha direto do paddock
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.