F1: Risco de tempestade? Veja previsão do tempo para o GP da Hungria

Corrida no Hungaroring tem fortes chances de chuva durante todo o final de semana

Kevin Magnussen, Haas VF-24, Esteban Ocon, Alpine A524

Foto de: Lubomir Asenov / Motorsport Images

A Fórmula 1 entra em sua 14ª etapa da temporada 2025 com o GP da Hungria, e o faz com a incerteza climática em primeiro plano. O Hungaroring, um circuito técnico e sinuoso onde as ultrapassagens não são fáceis, é particularmente sensível às condições climáticas. Cada sessão pode ser condicionada pelo calor, pelo vento... ou até mesmo pela chuva, que está prevista para este final de semana.

Leia também:

Depois das sessões chuvosas em Silverstone e Spa, o clima está mais uma vez no centro das atenções. Qual é a previsão do tempo para o fim de semana: será uma corrida úmida como na Bélgica ou o sol brilhará em Budapeste?

Dia Previsão do tempo Temperatura Chance de chuva
Sexta-feira, 1º de agosto Parcialmente ensolarado, com possibilidade de pancadas de chuva ocasionais à tarde. Máx. 29-30 °C / Mín. 19 °C TL1: 20%
TL2: 25% FP1: 20%
Sábado, 2 de agosto Nuvens, possibilidade de pancadas de chuva na classificação. Máx. 27 °C / Mín. 18 °C TL3: 30%
Classificação: até 75%
Domingo, 3 de agosto Ensolarado pela manhã, risco de tempestades durante a corrida. Máx. 25-26 °C / Mín. 17 °C Corrida: 60%

Sexta-feira: quente, nublado, possibilidade de algumas chuvas

As duas primeiras sessões de treinos livres (TL1 e TL2), programadas para as 13h30 e 17h no horário local, respectivamente, devem ser realizadas em condições predominantemente secas. Na sexta-feira, espera-se um céu parcialmente ensolarado, com temperaturas em torno de 28°C ou 29 °C e picos de até 30°C se o sol estiver forte.

Entretanto, chuvas localizadas não podem ser descartadas durante a segunda sessão. A probabilidade de precipitação é de cerca de 20-25%, especialmente no decorrer da tarde. O vento será leve a moderado, soprando do sudoeste, portanto, não deve ter um impacto significativo no desempenho aerodinâmico dos carros.

Sábado: mais nuvens, maior risco de chuva

O sábado começa com a terceira sessão de treinos livres (TL3) às 12h30. A previsão é de uma temperatura um pouco mais amena, em torno de 26 °C, embora o índice de radiação ultravioleta seja alto (nível 7), o que pode afetar tanto os torcedores quanto o aquecimento do asfalto.

Para a classificação (16h), o tempo estará mais instável. Espera-se que as condições permaneçam quentes, em torno de 27°, mas há uma maior chance de chuvas, especialmente no final da tarde. Algumas previsões colocam a chance de tempestades na região de Mogyoród, onde o circuito está localizado, em até 75%.

Isso pode levar a uma sessão de classificação instável, forçando as equipes a adaptarem sua estratégia rapidamente e podendo causar surpresas no grid de domingo.

Domingo: tempestade à vista para a corrida?

A corrida do GP da Hungria 2025 começará às 15h de domingo, e a previsão não descarta outro capítulo de caos climático na Fórmula 1.

Durante a manhã, o tempo estará ensolarado e quente, mas pouco antes do início da corrida, nuvens em evolução vertical podem se desenvolver, levando a tempestades ou até mesmo trovoadas. A chance de chuva é de cerca de 60%, e as condições podem mudar repentinamente de seco para úmido em questão de minutos.

Se essa previsão se concretizar, o asfalto poderá ficar molhado durante a corrida, levando a mudanças bruscas na temperatura da pista, na aderência dos pneus e no desempenho dos carros. O gerenciamento dos compostos intermediários ou de chuva, bem como o momento das trocas de pneus, podem ser decisivos.

Um Hungaroring imprevisível

O circuito húngaro é conhecido por suas corridas estratégicas, em que a posição no grid e o ritmo em ar puro são fundamentais. Mas, com a ameaça de chuva, qualquer cálculo pode ser jogado por água abaixo.

Com Oscar Piastri em sua melhor forma após a vitória em Spa e pilotos como Lando Norris tentando recuperar terreno no campeonato, a tensão será grande. E se a chuva cair, o espetáculo estará garantido.

NUANCES de VERSTAPPEN no mercado, VEREDITO sobre HAMILTON e BORTOLETO, Lando x Piastri! FELIPE MOTTA

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Ralf Schumacher aponta 'fim da linha' para Mick em escolha difícil
Próximo artigo F1 - Sainz dá detalhes sobre período na Toro Rosso: 'Te colocavam em competição direta com Verstappen'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros