F1: Rosberg vê Norris como favorito em 2025, mas aponta onde britânico precisa melhorar
Britânico tem também estatística histórica a seu favor para 2025
Embora tenha conquistado o tetracampeonato consecutivo no ano passado, Max Verstappen não é visto como o favorito para o título da temporada 2025 da Fórmula 1 para Nico Rosberg. Mas, enquanto o alemão aposta em Lando Norris para levantar o caneco, ele também aponta onde o piloto da McLaren precisa melhorar.
"Para mim, o favorito para o título de pilotos no próximo ano", disse Rosberg na Sky sobre Norris, lembrando: "Ele disse no final da corrida [em Abu Dhabi]: 'O próximo ano é o meu ano'. Isso é obviamente uma declaração". E Norris definitivamente tem "a chance".
"Acho que ele ainda precisa trabalhar um pouco em seus erros, porque a velocidade está lá, é realmente fenomenal", elogia Rosberg, que também admite que Norris cometeu "um ou dois erros a mais" na última temporada.
Rosberg lembra que ele não pode se dar ao luxo de cometer muitos erros "se quiser vencer Max Verstappen em uma temporada inteira". Além disso, Norris raramente conseguiu vencer o holandês "em um duelo roda a roda" em 2024.
Será que Norris agora tem mais "autoconfiança"?
"E essa é uma área em que ele ainda precisa, de alguma forma, encontrar uma chave para enfrentar Max Verstappen. Isso é extremamente difícil, porque Max faz isso de forma brilhante. Ele é um lutador insano nessas situações", diz Rosberg.
Já Ralf Schumacher acredita que Norris já "se desenvolveu" "nas últimas corridas" da temporada de 2024. "A fraqueza na classificação desapareceu", observou Schumacher, explicando: "É claro que também o ajudou o fato de ele ter sido melhor no final, o que dá autoconfiança ao piloto".
As estatísticas falam a favor de Norris para o título de 2025
As estatísticas também sugerem que Norris pode ter uma boa chance de ganhar o título mundial em 2025. Desde 2014, o piloto que venceu o final da temporada em Abu Dhabi também se tornou campeão mundial no ano seguinte, com uma única exceção.
Lewis Hamilton conquistou o título após as vitórias em Abu Dhabi no final de 2014, 2016, 2018 e 2019, Nico Rosberg triunfou em 2015 e se tornou campeão mundial um ano depois, e Max Verstappen venceu quatro vezes seguidas em Abu Dhabi entre 2020 e 2023.
O único piloto que não conseguiu converter uma vitória em Abu Dhabi nos últimos dez anos em um título mundial no ano seguinte foi Valtteri Bottas. O finlandês venceu em 2017, mas seu companheiro de equipe na Mercedes, Hamilton, tornou-se campeão mundial novamente em 2018.
PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast
Watch: PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com elege PIORES DO ANO da F1 2024; ouça em áudio:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.