F1 - Russell: Ben Sulayem precisa dizer aos pilotos qual é o objetivo dele com a FIA
Piloto da Mercedes e também diretor da GPDA quer que o presidente da Federação seja mais claro com os pilotos sobre seus planos
George Russell pediu ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que "expresse qual é o seu objetivo" com o órgão regulador do automobilismo, em meio à tensão contínua entre o ex-piloto de rali dos Emirados Árabes Unidos e os pilotos de Fórmula 1.
A temporada de 2024 da F1 terminou com a Associação de Pilotos de GPs (GPDA) ainda aguardando uma resposta formal ao seu pedido para que seus membros fossem tratados como "adultos" em uma carta que publicamente chamou a atenção de Ben Sulayem e sua busca para reprimir os palavrões dos pilotos.
Isso faz parte de um esforço mais amplo do órgão regulador para impedir que os pilotos incitem acidentalmente o abuso dos oficiais com comentários ofensivos por parte dos fãs e segue a tentativa da FIA de reduzir o risco de os pilotos serem queimados em acidentes enquanto usam joias - uma saga que começou quando Ben Sulayem se tornou presidente no início de 2022.
Depois que a carta dos pilotos foi publicada na conta do Instagram da GPDA no início de novembro, Ben Sulayem disse posteriormente à mídia, incluindo o Motorsport.com, que "não era da conta deles" a forma como ele governa a FIA.
Quando perguntado sobre as últimas novidades sobre o assunto no final da temporada de 2024 em Abu Dhabi, Russell disse: "Eu realmente não sei o que está acontecendo na cabeça dele, mas como dissemos da última vez que tivemos essa discussão, eu meio que disse, tipo: 'O que vem a seguir? Qual será a próxima coisa a fazer?"
"Eu não esperava que fosse algo que, duas semanas depois, parece muito sério".
Essa é uma referência ao desenvolvimento de que a FIA planejava entregar questões de conformidade diretamente a Ben Sulayem e ao presidente do senado, o que foi posteriormente votado na assembleia geral da FIA deste mês.
"Eu realmente não sei o que toda essa mudança de governança significa com a [situação] de conformidade", acrescentou Russell - em uma entrevista com a mídia selecionada, incluindo o Motorsport.com. "Eu nem sei exatamente o que é, mas parece ser um grande negócio".
"E fiquei bastante surpreso com o fato de que 'duas semanas depois, há outra coisa'. Será que daqui a duas semanas vai ter outra coisa de novo? E 'Onde estamos? Onde está o ponto final?'"
"Acho que seria ótimo para todos nós entendermos qual é a meta e o objetivo da FIA. E acho que seria ótimo para nós entendermos, se o presidente pudesse nos dizer qual é sua meta com a FIA e talvez pudéssemos ver isso do ponto de vista dele".
"E talvez assim tenhamos uma compreensão maior também", conclui.
REGI LEME ABRE O CORAÇÃO: relação com SENNA, PIQUET e GALVÃO, Singapura-2008, CARREIRA e muito mais
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
REGI LEME ABRE O CORAÇÃO: relação com SENNA, PIQUET e GALVÃO, Singapura-2008, CARREIRA e muito mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.