F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
Renovação do piloto britânico foi confirmada apenas há alguns dias após meses de negociações e rumores que ligavam o espanhol ao time de Brackley
George Russell compartilhou os detalhes de uma cláusula contratual em seu acordo com a Mercedes que deve protegê-lo de uma possível ameaça do tetracampeão de Fórmula 1, Max Verstappen. A extensão de contrato com o time de Brackley foi confirmada há pouco mais de 10 dias após meses de negociações.
O futuro de Russell com a equipe esteve sob os holofotes desde o início do ano, e as especulações se acaloraram quando o chefe da Mercedes, Toto Wolff, confirmou que teve conversas exploratórias com Verstappen para uma possível transferência em 2026.
Embora Wolff tenha admitido que a probabilidade de o holandês assinar para o próximo ano era muito baixa, ele não teve pressa em finalizar as extensões de contrato de Russell e também de Andrea Kimi Antonelli.
Pouco depois dos vínculos com a Mercedes, Verstappen reafirmou seu compromisso com a Red Bull para 2026, mas deixou a porta aberta para uma possível saída da equipe de Milton Keynes no futuro. Como Russell garantiu a extensão do contrato, ainda restavam dúvidas se ele poderia enfrentar a mesma ameaça no próximo ano.
Porém, durante uma entrevista ao The Telegraph, o piloto de 27 anos confirmou que seu contrato para 2027 será renovado automaticamente se ele atingir uma meta acordada com a Mercedes, deixando seu futuro dependente apenas de si próprio.
George Russell, Mercedes
Foto de: David Buono - Icon Sportswire - Getty Images
"É algo que eu realmente não disse publicamente, mas o acordo é que, se eu estiver performando [no próximo ano], temos uma cláusula específica que, se eu atingir [uma meta], renovaremos automaticamente para 2027", disse Russell. "Portanto, minha vaga para 2027 está em minhas mãos".
"Portanto, não estou sendo pressionado aqui. Não estaremos na mesma posição que estávamos há seis meses. Se eu tiver um bom desempenho, e não quero entrar em detalhes, mas se eu tiver um bom desempenho, então 100%, eu ficarei", falou.
Ele ainda acrescentou, discutindo os atrasos nas negociações: "Tudo funciona da melhor maneira possível. Na verdade, eu queria assinar o contrato em outubro de 2024, mas o que recebi hoje é substancialmente melhor do que o que eu teria recebido se tivesse assinado naquela época. Então, sim, às vezes acho que você só precisa confiar em sua capacidade e sinto que estou ficando cada vez mais forte".
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.