F1: P***s, Russell e Leclerc 'mandam recado' para Mercedes e Ferrari após quali na Hungria; George larga de P18 e Charles, de P6
“Não podíamos correr tanto risco, fizemos uma grande besteira", afirmou George; Charles, por sua vez, deu um 'choque de realidade' no time de Maranello
A classificação deste sábado para o GP da Hungria de Fórmula 1 não foi das melhores para os pilotos George Russell, da Mercedes, e Charles Leclerc, monegasco da Ferrari. O britânico teve vida especialmente difícil após opção estratégica arriscada que culminou apenas no 18º lugar no grid.
O jovem inglês, que viu seu companheiro e compatriota Lewis Hamilton conquistar a pole position em Hungaroring, reclamou da equipe após a eliminação prematura no Q1 disputado nas cercanias de Budapeste.
No final da primeira parte da qualificação húngara, tanto Hamilton quanto Russell estavam no 'trem de carros' para abrir volta e tentar um último giro rápido no Q1, no qual o tráfego foi uma preocupação.
No fim das contas, o veterano foi capaz de fazer uma volta suficientemente boa para 'passar de fase', mas Russell não conseguiu marcar um tempo bom, sendo eliminado. Tanto George quanto Hamilton foram atrapalhados por rivais que os ultrapassaram na hora de abrir volta, mas o jovem levou a pior.
"Minha sessão inteira foi 'na hora errada', nos pontos errados, correndo riscos demais como equipe", disse ele ao Motorsport.com, criticando a opção da Mercedes de arriscar com os dois pilotos na tentativa de uma volta voadora nos estágios finais do Q1. Lewis conseguiu, mas Russell, não.
George Russell, Mercedes F1 W14
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
"O carro estava muito rápido, não precisávamos abastecer para uma volta e ir direto para o final, com muito tráfego... E eu estava tentando respeitar o acordo de cavalheiros, mas fui ultrapassado por alguns carros, principalmente Pierre [Gasly, francês da Alpine], que me passou na última curva. Eu estava [com um déficit] de 0s300 antes mesmo de abrir a volta, que foi comprometida", explicou ele, que de fato foi mais atrapalhado que Lewis, justamente pelo timing da ação de Gasly.
Russell, porém, não atribuiu sua eliminação a Pierre, preferindo criticar a opção estratégica da Mercedes: "Não vou culpar nenhum dos pilotos, estamos todos lutando por nós mesmos. Como equipe, deveríamos ter feito um trabalho muito melhor."
Questionado sobre o acordo de cavalheiros, segundo o qual não se deve ultrapassar outro piloto no momento da abertura de uma volta, o britânico disse: "Para ser honesto, acho que ele nunca existiu e, sinceramente, eu provavelmente teria feito o mesmo se estivesse no lugar deles".
"Você tem que lutar por si mesmo. Mas a pista é grande o suficiente, tem 4,5 km de comprimento e estamos usando um espaço de um quilômetro com 10 carros, então só precisamos nos olhar no espelho e reconhecer que fizemos uma grande besteira hoje", seguiu, 'mandando recado' à equipe.
Charles Leclerc critica Ferrari
Charles Leclerc, Ferrari SF-23
Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images
O piloto de Mônaco não teve um sábado tão ruim quanto Russell, mas lamentou ter se classificado apenas em sexto, atrás do chinês Zhou Guanyu, quinto com a Alfa Romeo, e do australiano Oscar Piastri, quarto com a McLaren.
O top 3 do grid é composto por Hamilton, pelo holandês Max Verstappen, segundo com a Red Bull, e pelo britânico Lando Norris, da McLaren. O bom desempenho do time de Woking, aliás, é um alerta para a Ferrari de Leclerc.
“Não estou [me sentindo] muito bem porque fiquei muito feliz com a minha volta e então você olha para a tabela e está em sexto lugar”, afirmou Charles após o quali. "Os três primeiros estão muito à frente e numa pista como esta… temos muito trabalho a fazer”, seguiu o 'sincerão' Leclerc.
“Hoje a McLaren novamente está mostrando que deu um grande passo à frente. Esta pista, em comparação com Silverstone, elas são completamente diferentes e eles seguem muito rápidos, então precisamos dar um passo à frente também”, ponderou.
“McLaren, Mercedes, Red Bull agora parecem estar consistentemente à frente, pelo menos se você olhar para as últimas três corridas. Precisamos trabalhar, caso contrário, estamos apenas perdendo cada vez mais pontos a cada fim de semana, então precisamos fazer um esforço”, completou Charles.
Como demissão de De Vries IMPACTA DRUGOVICH? Veja por que Nyck pode ser PEDRA NO SAPATO de Drugo
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.