Entrevista
Fórmula 1 GP de Las Vegas

F1 - Sainz: "Esclarecimento sobre Leclerc? Não é necessário, é entre nós"

O espanhol conquistou um belo terceiro lugar em Las Vegas, mas esperava lutar pela vitória

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Um bom terceiro lugar, mas com um meio sorriso. Apesar da satisfação de mais um pódio, alcançado em uma corrida em que não faltaram episódios, Carlos Sainz não escondeu o fato de que o copo talvez esteja mais meio vazio do que meio cheio, porque as esperanças na Ferrari, especialmente depois de uma boa classificação, eram de lutar pela vitória.

Pelo contrário, com exceção de algumas voltas após a largada, George Russell nunca foi realmente pressionado pelos carros vermelhos. A cereja do bolo para a Mercedes foi Lewis Hamilton, autor de uma bela volta do décimo lugar no grid para o segundo lugar depois dos erros cometidos na classificação.

Leia também:

É aí que reside a decepção do espanhol, porque o ritmo da corrida foi melhor do que a volta única, daí a esperança de tirar a vitória à Estrella e, acima de tudo, ganhar pontos preciosos da McLaren na luta pelo campeonato de construtores, especialmente em um fim de semana em que a equipe de Woking não brilhou.

Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Sainz nunca teve a chance de incomodar Russell, até porque, para defender sua posição na largada em relação a Pierre Gasly, ele logo foi ultrapassado pelo companheiro de equipe, tirando-lhe o segundo lugar. Charles Leclerc foi imediatamente atrás do britânico da Mercedes, mas forçou demais os pneus, o que aumentou a granulação e deu a Sainz a chance de recuperar o segundo lugar. Naquele momento, porém, Russell já havia assumido a liderança, sem contar que o espanhol também entrou na fase de granulação algumas voltas depois.

"Foi um pouco chocante com os médios, eu esperava ser competitivo com esse pneu, mas acho que eles duraram sete ou oito voltas", disse o ferrarista após a corrida, destacando sua surpresa com o comportamento dos médios no primeiro stint, depois de também ter sido ultrapassado por Max Verstappen. Além disso, ao parar tão cedo, Sainz também entrou novamente no tráfego, tendo que exigir mais do pneu imediatamente, o que o fez sofrer com mais granulação no segundo stint.

"A partir daí, tentamos limitar os danos, eu não estava confortável com o carro, esperava ser um pouco mais rápido e lutar pela vitória, mas não tivemos esse ritmo hoje. Voltamos para casa com uma terceira posição e um pódio, o que não é suficiente para as nossas expectativas, mas é o melhor que poderíamos ter feito hoje", acrescentou Carlos, destacando que sua esperança era lutar pela vitória, mas no final ele ainda conseguiu o que poderia ter sido o melhor resultado atrás das duas Mercedes.

De fato, apesar de Verstappen ter voltado à frente após a primeira parada, Sainz e Leclerc conseguiram alcançar o holandês, eventualmente ultrapassando-o nas últimas dez voltas da corrida graças a uma granulação menos pronunciada no pneu mais duro, que na sexta-feira ninguém havia experimentado justamente para preservá-lo para a corrida. No entanto, não faltaram momentos de tensão, especialmente entre os companheiros de equipe. Na volta 26, no momento mais crítico de sua corrida devido aos problemas com os pneus, ele foi solicitado pelos boxes a não diminuir a velocidade e deixar Leclerc passar, mas Sainz atrasou a manobra em uma volta.

Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Além disso, na volta seguinte, o espanhol foi chamado de volta aos boxes para trocar os pneus e passar para o "Plano C", e entrou no pit lane. No entanto, no último momento, ele foi instruído a ficar de fora porque a equipe ainda não estava pronta para a parada, e Sainz teve que encurtar a entrada nos boxes. Sobre esse assunto, quando perguntado pela Sky Italia, o espanhol deixou claro que as discussões seriam mantidas internamente: "Decidimos não falar [sobre isso] com a mídia, discutiremos com Charles o que aconteceu entre nós. Mas não precisamos esclarecer, isso é entre nós. Eu nunca abro o rádio e não falo com a mídia porque não é uma coisa legal de se fazer e não é necessário."

"Eu estava pedindo para parar há duas voltas, queria deixar Charles passar porque ele estava vindo mais rápido, mas eu sabia que havia Hamilton atrás, então eu estava pedindo para parar também porque havia muita granulação. Não paramos, fiquei duas voltas fora e, mesmo com o pit stop, tivemos problemas. As coisas não correram bem nem para mim nem para Charles, perdi muito tempo. Não foi uma situação agradável e não foi fácil lidar com ela. Foi assim que aconteceu, e é por isso que prefiro analisar mais tarde."

Voltando à corrida, Sainz acrescentou que, mesmo assim, estava feliz com o terceiro lugar, uma vingança em relação ao ano passado, quando uma tampa de dreno de água estourada nos treinos livres o forçou a tomar uma penalidade: "Eu esperava que Vegas tivesse algo mais a me oferecer depois do que aconteceu comigo no ano passado. Para mim, o pódio que ganhei este ano é uma espécie de vingança. Mas isso faz parte do passado, vamos olhar para o futuro. Acho que a corrida foi um bom espetáculo".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Bastidores do 'fico' da F1 na Band e chances de Verstappen tetra em Vegas

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gianluca D'Alessandro
Fórmula 1
Carlos Sainz Jr.
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Vasseur: Explosão de Leclerc no rádio de Las Vegas "não é um problema"
Próximo artigo Verstappen e outros pilotos com quatro mundiais de F1 (ou mais)

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros