F1: Sainz está lutando para "desaprender hábitos da Ferrari" em adaptação ao carro da Williams
Espanhol afirma que ainda tem memória muscular dos anos com a Scuderia, enquanto tenta se acostumar com o FW47

O piloto da Williams, Carlos Sainz, disse que espera se adaptar ao seu novo carro de Fórmula 1 dentro de "cinco a dez" corridas, enquanto ajusta seu estilo de pilotagem, agora sem os "hábitos" da Ferrari.
Sainz juntou-se a Alex Albon na Williams depois de quatro anos na Scuderia e, até agora, teve dois fins de semana discretos para sua nova equipe na Austrália e na China, conquistando seu primeiro ponto da campanha em Xangai, depois que outros foram desclassificados.
Grande parte do déficit de Sainz em relação a Albon, que já marcou 16 pontos, se deve ao fato de ter achado difícil extrair o máximo da Williams em uma volta, classificando-se bem atrás de seu companheiro de equipe.
Sainz não está particularmente preocupado com a sua adaptação mais lenta do que o esperado a um novo estilo de carro, revelando que teve de desaprender anos de memória muscular construída ao pilotar Ferraris muito diferentes, o que significa que agora ele está precisando mudar 'costumes' para tirar o máximo proveito da Williams.
"Eu estava acostumado a um certo tipo de carro na Ferrari, o que me fez acabar pilotar, especialmente desde 2022, de uma maneira muito específica para extrair tudo daquele carro", explicou Sainz no Japão.
"Você volta para hábitos de pilotagem que você então aplica ao próximo carro, e isso pode funcionar em algumas curvas, mas em outras o deixa muito fraco. Provavelmente é um pouco disso, mas também há um lado da configuração que pode me ajudar a pilotar da maneira que eu gosto".
"Vou tentar algumas coisas diferentes aqui com minha pilotagem e diferentes compromissos com a configuração do carro para ver se funcionam. E, se não funcionarem, voltaremos à prancheta de projeto para tentar coisas diferentes até descobrirmos onde está o tempo da volta".
Sainz disse que ter que lutar contra seu instinto e mudar seu estilo de pilotagem mais uma vez em sua quinta equipe de F1 é "o maior desafio" que um piloto pode enfrentar, mas acrescentou que está gostando disso até agora.

Carlos Sainz, Williams
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
"Do ponto de vista da pilotagem, o maior desafio que você pode ter é reaprender um pouco a maneira de abordar uma curva, porque você tem um certo nível de memória muscular e, especialmente sob pressão na classificação, você tende a voltar à maneira de pilotar", disse o espanhol.
"É algo que exige tempo e muito esforço do ponto de vista mental e de pilotagem, mas é um desafio que sempre gostei e consegui superar em toda a minha carreira".
"Pilotei cinco carros diferentes, diferentes conjuntos de regulamentos, e provavelmente duas corridas ainda não são suficientes para entender isso. O carro tem pontos fortes e fracos completamente diferentes do carro que eu costumava correr por três anos."
Sainz deu uma resposta bastante filosófica quando lhe perguntaram quanto tempo ele acredita que levará para chegar a 100%, mas estabeleceu a meta de estar totalmente pronto para acelerar bem antes das férias de meio de temporada. "Depende de quão longe está do seu estilo natural de pilotar e também do que você considera estar 100%".
"Se o seu 100% for fechar os olhos e você for naturalmente rápido, será necessário mais de um ano para chegar a esse ponto".
"Se o seu 100% é apenas ter um desempenho de alto nível na Fórmula 1, que é onde eu quero chegar o mais rápido possível, isso para mim deve levar menos de meio ano; de cinco a 10 corridas".
"E é isso que estou esperando e almejando ser assim que chegar a diferentes tipos de pistas, superfícies e níveis de aderência".
Reportagem adicional de Erwin Jaeggi
BORTOLETO REVELA CONVERSA COM MARKO, Verstappen mostra DESCONFORTO em situação da RBR, Yuki ALARMADO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.