F1 - Sainz: Problemas da Ferrari vão muito além dos pneus
Mas espanhol celebra fato da equipe estar tentando de tudo para resolver seus problemas
A Ferrari vive um começo de 2023 na Fórmula 1 bem diferente daquele que viu em 2022. O time de Maranello sofre para encontrar o caminho ideal do SF-23 e, com isso, ocupa apenas a quarta posição no Mundial de Construtores. Para Carlos Sainz, enquanto muitos apontam a degradação exagerada de pneus como a raiz dos problemas, ele acredita que o negócio vai muito além disso.
Correndo em casa na última etapa, o espanhol viveu isso na pele, conseguindo um bom ritmo na classificação para largar em segundo, mas terminando o GP apenas em quinto, a mais de 45s do vencedor Max Verstappen.
A Ferrari vem sofrendo neste ano com o ritmo do SF-23: enquanto o carro vai bem nas classificações, ele se mostra muito inconsistente nas corridas. E apesar do gerenciamento de pneus ter um papel nesse processo, Sainz sugere que o buraco é mais embaixo.
"Acho que seguimos falando muito sobre pneus e degradação, mas acho que há um problema mais fundamental com o ritmo de corrida", disse. "Honestamente, na minha análise, ou da equipe, estamos devendo ritmo de corrida no momento, e precisamos fazer um carro mais favorável com os pneus, mas que também seja mais consistente na aerodinâmica".
"Isso nos permitiria levar o carro mais ao limite nas corridas. No momento parece que temos que tirar um pouco o pé".
Carlos Sainz, Ferrari SF-23
Photo by: Jake Grant / Motorsport Images
A Ferrari introduziu uma grande atualização no GP da Espanha com um novo conceito de sidepod, mas não conseguiu superar suas fraquezas. Mas enquanto a equipe ainda não está em um ponto de superar seus problemas, Sainz diz que fica feliz em ver o time tentando coisas novas.
"Estamos fazendo o nosso melhor nos finais de semana tentando coisas diferentes. Temos coisas novas em todas as etapas. Tentamos algo com os pneus e, se não é nos pneus, é na suspensão. Se não, é aerodinâmica. Então não podemos nos culpar por estarmos tentando de tudo, e tenho certeza de que vamos chegar à raiz disso".
"Vejo uma fábrica tentando de tudo para corrigir isso. Barcelona deve ter sido o pior lugar para trazer esse pacote, porque sabíamos que seria nossa corrida mais difícil até então. Pode ter sido chocante para todos, e nós também, mas quando se tem novas peças, você precisa testá-las. Com sorte, elas funcionarão melhor no Canadá".
VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.