F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda
Finlandês admitiu que as negociações estavam bastante avançadas com a equipe de Grove antes do espanhol surgir como candidato
A situação de Carlos Sainz na Fórmula 1 poderia ser muito diferente se Valtteri Bottas tivesse firmado contrato com a Williams no fim de 2024 depois de perder a vaga na Sauber. Essa foi uma história contada pelo próprio finlandês.
Não é nenhum segredo que, assim que soube que não teria seu contrato renovado com a Sauber, Bottas estava atrás de uma equipe que assinasse com ele e a Williams era um de seus focos. O vice-campeão mundial de 2019 e 2020 foi visto no paddock com o diretor da equipe, James Vowles, em várias ocasiões.
"Gosto de trabalhar com ele", disse Bottas, que conhece Vowles do tempo em que estiveram juntos na Mercedes, à Motorsport Week. E, portanto, ele estava realmente "perto" de "assinar um contrato com eles para este ano".
O contrato já havia sido finalizado, "então estava bem próximo", enfatiza o finlandês. Mas quando perguntado por que nunca chegou a ser assinado, ele responde com um sorriso: "Aconteceu Carlos Sainz".
Mesmo antes do início da temporada de 2024, já se sabia que o espanhol seria substituído na Ferrari por Lewis Hamilton a partir de 2025. Na época, ele era considerado um forte candidato à Sauber ou à Audi.
Ao longo do ano, desenvolveu-se uma troca de pilotos na qual Bottas ficou completamente desamparado. Enquanto a Williams optou pelos serviços de Sainz, a vaga na Sauber ficou então com Gabriel Bortoleto.
Bottas, que já havia pilotado para a Williams por cinco anos, de 2012 a 2016, não conseguiu encontrar um cockpit regular para a temporada de 2025. Em vez disso, o piloto de 36 anos assinou contrato como piloto reserva com a Mercedes, sua antiga empregadora.
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.