F1: Segredos de Wheatley sobre Red Bull são "poderosos e valiosos" para a Sauber
Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto já estão sentindo o impacto do novo chefe de equipe, que começou no mês passado

O novo chefe de equipe da Sauber na Fórmula 1 , Jonathan Wheatley, parece ter levado alguns dos segredos da Red Bull para seu novo time e os efeitos já estão sendo sentidos pelos pilotos. Tanto Gabriel Bortoleto quanto Nico Hulkenberg acreditam que a Sauber está "progredindo" agora que o ex-diretor desportivo da Red Bull está no comando.
Wheatley juntou-se à Sauber como chefe de equipe no mês passado, o que significa que ele liderará a equipe ao lado de Mattia Binotto, chefe do projeto da Audi. Juntos, a dupla supervisionará a transição para se tornar a equipe de fábrica da marca alemã em 2026.
Mas antes que a mudança de nome aconteça, Wheatley já está trabalhando para mudar a equipe, já que a Sauber está na lanterna do campeonato, assim como no ano passado.
"Obviamente, ainda é muito cedo, mas acho que os primeiros efeitos disso estão definitivamente acontecendo, e as pessoas também reconhecem e veem isso", disse Hulkenberg antes do GP da Emilia Romagna neste fim de semana. "Acho que na fábrica todos estão felizes e ouvindo o que ele tem a dizer. Alguém que vem com tanta riqueza e conhecimento de como uma das equipes mais bem-sucedidas opera é definitivamente muito poderoso e valioso."

Nico Hulkenberg, Sauber
Foto de: Lars Baron - Motorsport Images
A mudança mais imediata que a equipe viu foi em seus pitstops. Sob o comando de Wheatley, a Red Bull sempre conseguiu algumas das paradas mais rápidas do grid da F1 e agora essa honra está indo para a Sauber. Em Miami, a equipe obteve a parada mais rápida ao fazer a manutenção do carro de Bortoleto em 2,24 segundos na 19ª volta.
"Acredito que estamos construindo isso e Jonathan e Mattia estão fazendo um trabalho muito bom juntos", disse Bortoleto. "Com certeza o pitstop agora é algo que pode ser melhorado, já que foi o mais rápido no último fim de semana. A equipe está de parabéns por isso e estamos fazendo mais progressos que talvez as pessoas ainda não vejam, mas nós, dentro da equipe, podemos ver claramente."
É claro que pitstops rápidos são apenas um fator de um fim de semana de F1 bem-sucedido e a Sauber ainda precisa encontrar ritmo para melhorar seus resultados de classificação e corrida.

Gabriel Bortoleto, Sauber
Foto de: Lars Baron - Motorsport Images
Além disso, Bortoleto não acredita que Wheatley seja uma mágico que mudará a sorte da Sauber da noite para o dia. Em vez disso, ele diz que a transformação levará tempo, como acontece com tudo na F1.
"Com certeza acho que estamos progredindo", acrescentou o brasileiro. "Não significa que, pelo fato de você ter alguém novo, isso vai aparecer em um mês. É um processo, leva tempo. Como tudo na vida, como todas as outras equipes, se você vir todas as equipes que foram campeãs mundiais no passado - apenas a Brawn entrou na F1 e venceu logo de cara [em 2009]. Todas as outras levaram algum tempo."
Como tal, a equipe está ciente de seus limites e Hulkenberg acrescentou que a Sauber sabe que ainda tem trabalho a fazer e está "pressionando e trabalhando para ultrapassar nossos limites".
RICO PENTEADO ANALISA TRUQUE da McLAREN, Max e RBR, Ferrari/HAMILTON, Bortoleto! TELEMETRIA AO VIVO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
- Spotify
- Deezer
- Amazon Music
- Apple Podcasts
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.