F1: Sete pessoas são presas por protesto em pista no GP da Grã-Bretanha
Grupo ativista climático Just Stop Oil, que assumiu responsabilidade pelo ato, conseguiu se infiltrar no circuito, mas foi 'ofuscados' por acidente de Zhou

Sete pessoas foram presas após uma "invasão de pista" apoiada pela Just Stop Oil no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, apesar da polícia de Northamptonshire ter oferecido uma alternativa de protesto pacífico. As imagens a bordo da primeira volta parecem mostrar que os manifestantes acessaram a pista pela base da ponte na reta Wellington, pulando a barreira na primeira volta quando o líder Max Verstappen passou.
No entanto, a corrida foi simultaneamente com bandeira vermelha devido ao enorme acidente de capotamento de Zhou Guanyu.
Pelo menos cinco pessoas foram fotografadas sentadas no asfalto antes que os fiscais começassem a retirar os manifestantes, com o grupo ativista climático logo assumindo a responsabilidade.
A polícia de Northamptonshire emitiu um comunicado e revelou que sete pessoas foram presas por sua "decisão incrivelmente perigosa".
O inspetor-chefe do evento, Tom Thompson, disse: "Estou realmente desapontado que este grupo de pessoas ignorou nossos avisos antes do dia da corrida e tomou a decisão incrivelmente perigosa de entrar na pista".
"Nós nos oferecemos para facilitar um evento pacífico no circuito, mas eles optaram por colocar em risco a vida dos pilotos, comissários e voluntários. É incrivelmente decepcionante que alguém tome a decisão de fazer isso."
Esta manifestação chegou depois que a polícia de Northamptonshire, que reconheceu que protestar é "direito humano de todos" recebeu "informações credíveis" na sexta-feira que alguns planejavam interromper, mas orientou qualquer pessoa envolvida a não criar risco excessivo "colocando vidas em risco".
Thompson continuou: "Felizmente, tínhamos planos para uma eventualidade como essa e o grupo foi rapidamente removido e preso por nossos oficiais".
"Todos os sete estão atualmente sob custódia, onde seus dados estão sendo verificados. Por fim, gostaria de agradecer a todos os policiais e funcionários, bem como aos nossos parceiros, que trabalharam incansavelmente nesta operação de policiamento."
"Geralmente, temos taxas de criminalidade muito baixas, o incidente de hoje foi tratado de forma eficaz e eficiente, e eu não poderia ter pedido mais."
Questionado pelo Motorsport.com sobre o incidente, Lando Norris, piloto da McLaren, classificou a situação como "preocupante".
"Se você realmente é tão tolo para entrar em uma pista de corrida com carros de F1… é algo assustador", disse o britânico. "Ao mesmo tempo, você está nos colocando em risco de estarmos envolvidos em algo que nunca gostaríamos de estar."
"Tenho certeza que a pista fez o máximo que pôde para lidar [com a situação]", acrescentou.
PÓDIO: ESPETÁCULO em Silverstone! Sainz VENCE corrida com final ALUCINANTE; acompanhe DEBATE
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.