F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) fez alerta laranja para todo o estado paulista, além de porta-voz da FIA confirmar previsão de fortes chuvas
O GP de São Paulo de Fórmula 1 deve ser afetado por tempestades na manhã de sábado (08), o que pode causar interrupções na prova sprint e na sessão de classificação para a corrida principal ao longo do dia.
Um alerta laranja para tempestades foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão governamental ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo Federal, prevendo chuvas fortes e ventos intensos na manhã de sábado - que podem se estender durante o dia.
Um porta-voz da FIA informou ao Motorsport.com que o pico da tempestade provavelmente atingirá São Paulo entre 6h e 9h, horário local, com possibilidade de rajadas de até 75 km/h.
Em caso de aproximação da tempestade, as equipes serão instruídas a manter suas garagens fechadas fora das atividades na pista para garantir que os efeitos do clima sejam minimizados. No final da tarde, a FIA comunicou que as equipes estão autorizadas a fecharem as portas das garagens pela previsão de tempestade.
A FIA avaliará a situação e decidirá como proceder diante de qualquer condição climática adversa.
A sprint está programada para as 11h de sábado, e há possibilidade de adiamento caso as condições sejam consideradas inadequadas para a corrida. Contudo, o regulamento esportivo estabelece que a classificação só pode começar no mínimo três horas após o término da sprint.
Isso oferece uma janela limitada para alterar o horário da sprint, já que o pôr do sol ocorre pouco depois das 18h30. Se a FIA decidir manter a sprint na programação, isso pode repetir o cenário do ano passado afetado pelo clima; a classificação foi antecipada para as 7h30, enquanto a corrida também foi adiantada para as 12h30.
Espera-se que as tempestades se dissipem até a noite de sábado, no mais tardar, com domingo (09) apresentando uma chance muito menor de chuva.
Para que sejam atribuídos pontos, a corrida sprint deve alcançar pelo menos metade da distância de sua duração total de 24 voltas, com duas ou mais voltas realizadas sem o safety car. Não há previsão para pontos pela metade nas regras da sprint; pontos integrais serão concedidos se os critérios mencionados forem cumpridos.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.