F1 - Stella: Norris não precisa ser mais agressivo contra Verstappen
Além disso, chefe da McLaren criticou o comentário de Marko sobre a saúde mental de seu piloto
Antes do GP dos Estados Unidos, Helmut Marko disse que Lando Norris era "mentalmente fraco" para disputar o título da Fórmula 1 contra Max Verstappen.
No entanto, Zak Brown e Andrea Stella concordam que esse comentário afeta diretamente a competição e a maneira como a saúde mental é tratada na categoria.
Inclusive, o CEO da McLaren afirmou que as colocações fizeram a F1 "retroceder 10 a 20 anos". Stella também defendeu Norris.
"Em primeiro lugar, eu diria que, emocionalmente, cada piloto é muito diferente, mas todos eles são excepcionais".
"Michael Schumacher, por exemplo, sempre pareceu muito confiante, mas, na verdade, sua confiança veio do trabalho com a equipe, do trabalho que fizeram juntos".
"Houve momentos em que ele [Michael Schumacher] não confiava nem um pouco em si mesmo".
"É evidente a atenção que tem sido dada aos problemas de saúde mental no esporte, especialmente nos últimos 10 anos. Ambos os pilotos, incluindo Lando, e a F1 estão fazendo algum trabalho e falando sobre isso. Estou orgulhoso disso".
Helmut Marko, Red Bull Racing
Foto: Erik Junius
"Mas aí você ouve o que Helmut disse e 20 anos de trabalho são destruídos em um único comentário".
"Acho que isso é muito mais sério do que os palavrões que os pilotos fazem", disparou o chefe da McLaren.
"Lando não precisa ser mais agressivo"
Muitos indicaram que Norris precisa ser mais agressivo caso queira continuar na disputa contra Max Verstappen no campeonato de 2024. No entanto, Stella não acredita que Lando precisa mudar a maneira como ele enfrenta os fins de semana.
"Eu não diria que Lando precisa ser mais agressivo. Acho que sempre que você tem esse tipo de duelo na pista, você aprende um pouco", disse, segundo o GPBlog.
"Não acho que Lando deva mudar. A maneira fundamental como ele faz esse tipo de ultrapassagem, em manobras de defesa, há alguns detalhes técnicos que possivelmente podem ser revistos".
Após todas as polêmicas do GP dos Estados Unidos e as tentativas falhas de Norris em ultrapassar Verstappen pela terceira colocação, Stella defendeu que, se o britânico tivesse mais algumas voltas, teria conseguido fazê-lo, mesmo com a punição.
Importante lembrar que o piloto da McLaren foi punido com cinco segundos após ultrapassar Verstappen por fora da pista. Os dois escaparam do traçado e, por esse motivo, a pena foi mais 'branda'.
"Acho que neste caso, se não fosse nesta volta, poderia ter sido na próxima. Lando teria sido bem-sucedido em suas manobras. Então, não acho que você precise mudar, se tornar agressivo com o risco de não terminar a corrida".
O chefe da equipe ainda defendeu que os comissários não deveriam ter interferido na disputa ao aplicar a sanção que tirou o terceiro lugar de Norris.
"Obviamente, Max tem muita experiência. Estamos falando de um piloto muito, muito capaz. Não estou desrespeitando isso. Max é excelente. E neste caso, a mensagem que a McLaren está dando é que não havia necessidade dos comissários interferirem na situação ou não sob a urgência de decidir durante a corrida".
SHOW de Márquez, MARTÍN amplia sobre Pecco, MotoGP no Brasil, Felipe Massa, WSBK, Moto1000GP e mais!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Martín x Bagnaia: QUEM SAI CAMPEÃO? Papo com Alan Douglas, ANÚNCIO, Moto1000GP, REVOLUÇÃO NO MERCADO
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.