F1: Stella reafirma "igualdade de oportunidades" dentro da McLaren em 2026
Às vésperas da nova temporada, o chefe da equipe reiterou a linha de gestão dos pilotos: não há hierarquia entre Lando Norris e Oscar Piastri
Um dos assuntos que dominou grande parte da temporada de 2025 da Fórmula 1 foi a gestão dos pilotos dentro da McLaren. As 'regras papaia' dividiram opinião no paddock, com especialistas convencidos da necessidade de nomear um piloto principal entre Oscar Piastri e Lando Norris e outros certos de que esse é um modelo de gestão ultrapassado.
No final, Andrea Stella e Zak Brown tiveram sua parcela de razão, uma vez que os dois títulos mundiais chegaram a Woking sem grandes polêmicas que teriam desencadeado eventuais ordens da equipe.
Na primeira coletiva de imprensa realizada pela McLaren em 2026, o assunto voltou à tona. Entre as primeiras perguntas feitas a Stella estava a solicitação para esclarecer se, na temporada que está prestes a começar, a gestão dos pilotos será igual à de 2025 ou se haverá novidades. O fato de terem decidido o Mundial de pilotos apenas sob a bandeira quadriculada de Yas Marina poderia ter levado a equipe a desistir de adotar uma política de absoluta igualdade, mas o chefe de equipe foi muito claro: “Os conceitos de correção, integridade, igualdade de oportunidades e espírito esportivo são todos fundamentais para a equipe e, como tal, estão confirmados”.
"Avaliamos com calma e profundidade o desempenho da última temporada para identificar oportunidades de melhoria”, explicou Stella, “e essa análise obviamente também abordou a gestão de nossos pilotos. Conversamos com eles sobre isso e, no final, houve a vontade de reafirmar, como disse antes, os conceitos de correção, integridade, igualdade de oportunidades e espírito esportivo. São fundamentais para a equipe, para Lando e para Oscar. Portanto, estão reafirmados, confirmados e consolidados”.
Stella admitiu, porém, que a gestão “papaia” consome muita energia da equipe e estaria muito feliz se encontrasse uma maneira de melhorar isso. “Reconhecemos que o trabalho exigido em relação à competição interna foi importante para a equipe e, em certa medida, também para os pilotos. Portanto, qualquer possibilidade de simplificar a corrida em conjunto será bem-vinda. Ao examinar nosso trabalho na maioria dos casos, percebemos que o que foi feito é o que faríamos novamente, mas encontramos algumas oportunidades para simplificar a forma como operamos coletivamente”.
Audi INCÓGNITA, Hamilton de ENGENHEIRO NOVO, Honda x Mercedes, MAX ZOA LAWSON e + BASTIDORES da RBR!
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários