F1: Sir Stirling Moss, o 'campeão sem título', morre aos 90 anos
Apesar de não ter sido campeão, britânico era considerado um dos melhores pilotos dos primórdios da categoria e foi grande rival de Fangio

Sir Stirling Moss, piloto da Fórmula 1 entre 1951 e 1961, morreu neste domingo de Páscoa, para tristeza dos fãs em todo o mundo. O britânico, considerado o melhor competidor da categoria máxima do automobilismo a não ganhar um título, tinha 90 anos.
Leia também:
O piloto foi quatro vezes vice-campeão da elite do esporte a motor mundial. Moss faleceu nas primeiras horas deste 12 de abril de 2020. Segundo a esposa do britânico, Lady Moss, a morte do britânico foi em paz na sua casa de Londres.
A causa, porém, não foi revelada. Entretanto, sabe-se que a saúde de Moss se deteriorou nos últimos anos: em 2016, uma infecção pulmonar forçou internação de mais de quatro meses em hospital de Singapura. Depois, o britânico voltou à Inglaterra e se afastou da vida pública.
Por que Sir Stirling Moss é tão lendário?
Além dos quatro vice-campeonatos, foram 16 vitórias nos anos de 1950 e 1960 (relembre-as na galeria abaixo). Moss enlouqueceu os fãs britânicos nas pistas, mas uma série de fatores lhe impediu de alcançar a glória máxima na categoria de elite do esporte a motor mundial.
















Não à toa, ele é conhecido como o 'campeão mundial sem título'. Com justiça: Moss foi um dos maiores pilotos de todos os tempos, mas bateu na trave quatro vezes consecutivas nas temporadas 1955, 1956, 1957 e 1958.
Com isso, o Sir tem uma estatística curiosa: é o competidor com mais vitórias sem títulos na F1, tendo triunfado mais que os campeões Jenson Button, Jack Brabham, Emerson Fittipaldi, James Hunt e outros.
No caso da Grã-Bretanha, a lenda é ainda mais representativa: ele foi o piloto britânico com mais triunfos na F1 até o ano de 1991, registrando 16 vitórias em apenas 66 largadas, com o alto aproveitamento de 24%.
O fator Fangio


A concorrência de Juan Manuel Fangio na Mercedes, problemas de confiabilidade na Vanwall e graves acidentes em Spa-Francorchamps e Goodwood tiraram de Moss a chance de levantar a taça da F1.
De todo modo, seu legado é mais do que reconhecido por fãs, especialistas, dirigentes e pilotos. Por isso, no dia de sua morte, Sir Stirling Moss recebe não apenas o luto, mas também uma série de merecidas homenagens.
Moss e cia: os pilotos com mais vitórias e sem título na história da F1; confira




















*A lista considera apenas competidores que já encerraram passagem na F1
Rival das equipes de Moss, Aston Martin voltará à F1; entenda como no vídeo abaixo
PODCAST Motorsport.com: Há vida feliz no automobilismo fora da Fórmula 1?
.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


Ricciardo, Webber, Piastri e mais: Os cinco melhores pilotos australianos da história da F1

ANÁLISE F1: Como Verstappen está posicionado em relação aos melhores de todos os tempos?

ANÁLISE F1: Os perigos da Red Bull renovar com Pérez

Conheça a história do circuito mais longo a sediar um GP de F1

A curiosa estatística da F1 em Miami que não se repetia desde 1957

Lista de maiores campeões de construtores tem brasileiro no ‘pódio’; confira
Últimas notícias

Antonelli ganha documentário na Netflix: "Por dentro da maior troca de pilotos na história da F1"

Porsche Cup estreia o "Boost" na Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup abrevia programação de sexta por problemas de drenagem em Interlagos

MotoGP: Após dia caótico, Alex Márquez terminou sexta irritado em Jerez
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.