F1: Treinos no México mostram Norris forte e Verstappen devendo ritmo de corrida
Enquanto Lando Norris domina na McLaren com bastante combustível, Max Verstappen faz o melhor tempo, deixando a classificação sem favoritos
Quem é o favorito para o fim de semana da Fórmula 1 no México? Após as sessões de treinos de sexta-feira, essa pergunta dificilmente pode ser respondida com certeza. A Red Bull e a Ferrari foram convincentes em uma volta rápida nas simulações de qualificação, mas caíram significativamente de desempenho nas voltas de corrida. Na McLaren, foi o contrário: fraco em uma volta, mas excelente com bastante combustível a bordo.
Ajustado para os diferentes compostos de pneus, Lando Norris foi de longe o piloto mais rápido. O britânico usou os pneus C5 macios, assim como seu companheiro de equipe Oscar Piastri, mas Piastri não teve chance. Ele ficou 0,64 segundo por volta abaixo de Norris, uma diferença de magnitude semelhante à encontrada também na simulação de classificação.
Uma olhada nos dados dos anos anteriores mostra isso: o Autódromo Hermanos Rodriguez nunca foi um bom lugar para Piastri - assim como Austin. Portanto, o australiano está ameaçado de sofrer um revés no duelo interno da equipe no campeonato. Como a pista é curta, as diferenças na classificação serão apertadas. Uma diferença de seis décimos para seu companheiro de equipe seria fatal.
Em outras palavras, se as coisas correrem de forma desfavorável, Piastri pode perder a liderança do campeonato no domingo. No entanto, o australiano já começou fraco muitas vezes, apenas para melhorar ao longo do fim de semana e bater o martelo no Q3. Mesmo assim, os presságios são ruins.
E quanto a Max Verstappen?
Portanto, o duelo pelo campeonato mundial no México provavelmente se concentrará inicialmente em dois pilotos: Lando Norris e Max Verstappen. O holandês estabeleceu o tempo mais rápido na segunda sessão de treinos livres e tirou décimos cruciais da McLaren, especialmente nos setores dois e três — setores de curva, que são favoráveis ao carro da Red Bull após a segunda metade do campeonato.
O fato de Verstappen ter sido o primeiro a iniciar os treinos longos mostrou o quanto ele estava satisfeito com seu carro. Normalmente, o campeão mundial pratica as voltas de classificação até pouco antes do final, antes de completar apenas uma curta simulação de corrida.
Desta vez, no entanto, sua corrida longa durou muito mais tempo - e causou preocupação à Red Bull. Ajustado aos pneus, Verstappen foi 0,87 segundo mais lento por volta do que Norris. Ele já estava reclamando no rádio: "Parece que estou dirigindo no gelo".
Verstappen: "Uma grande preocupação para a corrida"
O consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, analisa: "Somos rápidos e competitivos em uma única volta. No entanto, a corrida longa foi fraca - especialmente com o pneu médio, estamos claramente atrás da McLaren. Com o pneu macio, estamos um pouco mais próximos, mas também não estamos realmente à frente. Ainda há muito trabalho a ser feito."
O próprio Verstappen também é crítico: "Fizemos uma boa volta com os pneus macios. O resto foi muito ruim. A simulação de classificação com pneus médios não foi muito boa, e o grande problema são as corridas longas. Obviamente, estamos tendo grandes dificuldades lá - isso é obviamente uma grande preocupação para a corrida."
Também foi possível notar que a vantagem de Verstappen sobre o companheiro de equipe Yuki Tsunoda era excepcionalmente pequena. Se compararmos os tempos médios, Verstappen foi apenas dois décimos mais rápido por volta. Normalmente, sua vantagem é de cerca de um segundo, em média. Isso sugere que há ainda mais potencial no RB21 com uma configuração melhor, mesmo que o carro atualmente pareça brilhar principalmente em uma volta rápida.
Portanto, Verstappen continua sendo o favorito para a pole position por enquanto. Em termos de ritmo de corrida, no entanto, a McLaren parece ter a vantagem, como aconteceu em Austin e Cingapura. O tráfego pode, mais uma vez, ser um fator decisivo. Ultrapassar é difícil no México, pois a baixa resistência do ar enfraquece o slipstream/vácuo e o efeito DRS.
A Ferrari vai travar a batalha do campeonato mundial novamente?
Uma atenção especial está sendo dada à Ferrari. Charles Leclerc impressionou com tempos de volta fortes em ambas as sessões de treinos, mas o quadro no longo prazo foi preocupante. Leclerc perdeu 1,19 segundo por volta para Norris, e seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, até 1,29 segundo.
Leclerc também teve dificuldades com o grande desgaste dos pneus, o que fez com que seus tempos despencassem no final da sessão. Mas isso pode jogar a favor de Verstappen na batalha do campeonato. Se Leclerc se classificar entre Verstappen e Norris, uma repetição da corrida de Austin é possível - lá, Norris foi cerca de três décimos mais rápido do que todos os outros em uma corrida livre, mas ficou preso atrás de Leclerc por um longo tempo e, assim, perdeu a chance de vitória.
A Mercedes, por outro lado, apresentou um desempenho sólido em ambas as simulações (corrida e classificação). Embora não estivessem liderando em uma volta nem na corrida longa, não eram realmente fracos em lugar algum. George Russell ficou 0,73 segundo por volta abaixo da McLaren na corrida longa, mas isso fez dele o quarto piloto mais rápido com o tanque cheio.
Meio de campo: Haas forte, Racing Bulls fraco
Um nome em particular se destacou na comparação da corrida longa: Oliver Bearman. O piloto da Haas foi apenas 0,36 segundos por volta mais lento do que Norris com o pneu macio - o segundo lugar na tabela de corridas longas. No entanto, havia um problema: Bearman teve o maior desgaste de pneus de todos os pilotos. Portanto, é improvável que seu ritmo rápido seja sustentável em distâncias maiores.
No entanto, a Haas parece estar bem posicionada em termos de ritmo de corrida, já que Esteban Ocon - dirigindo com pneus duros - também estava no pelotão intermediário da frente com +1,02 segundo ajustado para o desgaste dos pneus. No geral, o meio de campo no México está extremamente apertado: todas as equipes estão a cerca de três décimos umas das outras. Apenas a Racing Bulls ficou um pouco atrás, com +1,46 segundo, mas escolheu uma estratégia particularmente favorável aos pneus, com grandes reservas.
Pneus: A estratégia de duas paradas provavelmente está fora de cogitação
Como em Austin, a escolha de pneus da Pirelli também é um ponto de discussão no México. Além dos compostos C4 e C5, o C2 é usado como pneu duro, o que representa um desafio para as equipes. A longo prazo, o C2 provou ser mais estável do que o C1 em Austin e foi inicialmente cerca de meio segundo por volta mais lento do que o C5.
Em termos puramente matemáticos, uma estratégia de duas paradas seria mais rápida, com um delta de pit stop de 22 segundos, mas isso significa pouco na Fórmula 1 moderna. Duas paradas só valem a pena se a ultrapassagem for possível - e no México o delta de ultrapassagem provavelmente ficará entre 0,5 e 1,0 segundo.
O engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, explica: "A maior resiliência mecânica dos pneus deste ano também é evidente aqui: a granulação que costumava ocorrer regularmente no México está ausente. O desgaste dos pneus já é bem controlável e deve continuar a melhorar até o dia da corrida."
"Uma estratégia de uma parada parece mais provável para o GP, com o pneu médio cobrindo a maior distância. A escolha entre duro e macio dependerá de quanto tempo os pilotos podem estender o primeiro stint com o pneu médio e, é claro, da temperatura da pista e do desenvolvimento da aderência."
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.