Análise
Fórmula 1 GP de Miami

F1: Veja por que Ocon negou ordem da Alpine e não ajudou Alonso em Miami

“Não posso fazer! Eles vão me ultrapassar se eu tentar fazer isso. Não posso diminuir, pessoal. Não é possível, estou dizendo", argumentou o francês

Fernando Alonso, Alpine A522, Mick Schumacher, Haas VF-22, Esteban Ocon, Alpine A522

Após uma temporada de harmonia na Fórmula 1 em 2021 na equipe Alpine, os companheiros Fernando Alonso, da Espanha, e Esteban Ocon, da França, vivem um campeonato um pouco mais turbulento em 2022.

O editor recomenda:

Depois de protagonizarem disputas na pista que deixaram o chefe do time, Otmar Szafnauer, preocupado no GP da Arábia Saudita, uma ordem de equipe em prol de Alonso não foi respeitada por Ocon no último domingo, no GP de Miami.

Na ocasião em que Ocon recebeu o rádio da equipe francesa, Alonso estava à sua frente, em oitavo, mas tinha uma punição de 5s para compensar em função de ultrapassagem forçada sobre o francês Pierre Gasly, da AlphaTauri.

A Alpine, então, pediu que Ocon 'segurasse' o pelotão que vinha na sua 'cola', de modo que o bicampeão mundial da F1 pudesse abrir vantagem superior a 5s e garantir boas colocações para a equipe nos Estados Unidos.

Ocon, porém, negou a ordem da equipe, argumentando que, caso diminuísse seu ritmo para segurar o pelotão de trás, seria ultrapassado. Atrás do francês, quem vinha bem era o anglo-tailandês Alexander Albon, da Williams. Veja na sequência a comunicação entre Alpine e Ocon via rádio.

Primeiro, um engenheiro do time francês pediu ao piloto: “Precisamos de uma margem de alguns segundos para Fernando [Alonso], que tem uma punição. Atrase os carros de trás, por favor. Agora, por favor". Ocon, então, logo respondeu com as seguintes palavras, de forma enfática: “Não posso fazer! Eles vão me ultrapassar se eu tentar fazer isso. Não posso diminuir, pessoal. Não é possível, estou dizendo."

De todo modo, apesar da 'recusa' de Ocon, Alonso conseguiu abrir mais de 5s de vantagem e terminou inicialmente a corrida com o nono lugar, atrás do companheiro, que ficou com um ótimo oitavo lugar após largar em último. Depois, porém, Alonso tomou nova punição de 5s e foi para 11º.

Vitória de Verstappen muda cenário da F1 2022 ou temporada está 'em aberto'?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Ouça o podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Fabien Gaillard
Fórmula 1
Fernando Alonso
Esteban Ocon
Alpine
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Berger relembra o quão duro Jos Verstappen foi com Max; veja
Próximo artigo F1: A mudança técnica da Ferrari que beneficiou a Red Bull em Miami

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros