F1: Verstappen explica erro na relargada de corrida "horrível" em Silverstone
Holandês falou sobre impacto do clima na escolha em utilizar configuração de baixo downforce
Max Verstappen, da Red Bull, disse que seu "horrível" GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 foi ainda pior do que o esperado, já que a escolha de asa traseira, de baixo downforce, foi prejudicada pela chuva no início da corrida.
Verstappen trocou a asa traseira por uma de menor downforce no sábado, para eliminar as saídas de frente que o prejudicaram na sexta-feira, e a mudança permitiu que ele fizesse uma pole surpreendente, à frente de Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren.
Mas, com a chuva que caiu em Silverstone antes e durante a corrida, a escolha de baixo downforce saiu pela culatra, pois o holandês teve dificuldades para acompanhar o ritmo de Piastri, saiu da pista antes do reinício e teve dificuldades para voltar à ordem de classificação, chegando a 10º e voltando para quinto lugar, apenas após ultrapassar pilotos como Pierre Gasly e Lance Stroll no final.
Verstappen imaginou que teria uma tarde complicada quando viu a mudança no tempo, mas admitiu que o foi ainda mais difícil do que ele esperava: "Não foi fácil, nosso ritmo simplesmente não era bom, desde o início", disse ao Viaplay. " Derrapagens... digamos que eu realmente tive que me segurar no volante, caso contrário, teria dado errado muitas outras vezes. Depois, é claro, tive aquela rodada no reinício. Depois disso, eu estava meio que no trânsito, mas também não tinha mais ritmo do que ninguém ao meu redor. Esse era o meu ritmo e isso não foi bom."

Max Verstappen, Red Bull Racing, Esteban Ocon, Haas F1 Team
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
"Em parte, foi por causa dos níveis das asas, mas, em geral, fomos muito ruins nessas condições de baixa aderência. Foi uma corrida horrível", falou.
Perguntado sobre a rodada antes do reinício da volta 22, ele disse: "Não sei. Eu simplesmente pisei no acelerador e o carro sumiu. Eu não tinha velocidade e estava no mesmo ritmo que os caras à minha frente. Na verdade, só quando o clima começou a ficar meio a meio de novo e todo mundo estava sofrendo com os pneus, aí ficou um pouco melhor. Mas, mesmo assim, o equilíbrio estava muito ruim."
No entanto, ele não achava que a adoção de uma configuração de downforce mais baixa fosse necessariamente um erro, pois o tempo estava muito pior do que o previsto no domingo.
"A previsão do tempo mudou muito da noite para o dia", falou. "Até ontem o tempo estava melhorando. Apenas chovia um pouco pela manhã e depois estava tudo bem. E ontem à noite, de repente, mudou para uma chuva mais forte. Isso pode acontecer."

Lando Norris, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
"Eu também não tinha o ritmo necessário para avançar, o que foi um pouco preocupante. Mas tomamos as decisões certas. Mantivemos a calma, ficamos fora o máximo que pudemos com os intermediários e, mais uma vez, foi a decisão certa. Então, terminamos em quinto, o que, em retrospecto, é provavelmente o melhor que poderíamos ter feito depois de todas as coisas que aconteceram durante a corrida", finalizou.
Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.