F1 - Verstappen: McLaren só se prejudicou com as "regras Papaia"

Tetracampeão afirmou que, se tivesse ouvido isso do próprio engenheiro de corrida, "o mandaria calar a boca"

Zak Brown, CEO, McLaren Racing, and Max Verstappen, Red Bull Racing, 2nd position, congratulate each other in Parc Ferme

Max Verstappen afirmou que as "regras papaia" da McLaren na Fórmula 1 só atrapalharam seus pilotos e que, se ele tivesse ouvido essas coisas de seu engenheiro de corrida, teria dito a ele para "calar a boca".

A McLaren introduziu tais 'regras' para organizar as batalhas entre Lando Norris e Oscar Piastri. O termo foi usado pela primeira vez no GP da Itália, quando Piastri ultrapassou Norris em uma manobra ousada na primeira curva.

Leia também:

Mas em uma entrevista ao canal holandês Viaplay, Verstappen disse que, se tivesse ouvido o termo, não teria entendido do que se tratava: "É outra coisa sem sentido. O que eles estavam pensando? Regras papaia... Isso não me ajudaria em nada".

"Se eu ouvisse isso do meu engenheiro de corrida, eu o mandaria calar a boca imediatamente. O que isso significa? Você está livre para correr. Isso é tudo o que você poderia ter dito e teria sido muito mais fácil para toda a equipe".

As "regras papaia" na McLaren significam simplesmente que os pilotos devem lutar entre si de forma justa. Em Monza, quando os dois pilotos se preparavam para a segunda troca de rodas, Norris estava diminuindo a distância em relação ao líder Piastri, quando foi lembrado das regras.

Não é novidade que as equipes de Fórmula 1 tenham regras separadas para duelos entre os dois pilotos, embora o texto em si seja incomum. Em setembro, em Monza, foi assim que Stella explicou o conceito:

"Aconselhamos os pilotos a correrem de acordo com as regras papaia, o que significa que, se o seu adversário for um carro papaia, você deve sempre ser ainda mais cuidadoso do que quando estiver lutando contra outros adversários."

"Precisamos garantir, especialmente com o carro tão forte, que ambos os pilotos terminem e que tentemos correr em harmonia com os dois pilotos, e não com a atitude de que o companheiro de equipe é o adversário número um. Tentamos nos afastar o máximo possível disso, porque não é produtivo".

ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' DUCATI, SENNA e Diogo Moreira

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' Ducati, SENNA e Diogo Moreira

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!


In this article
Kolláth Benjamin
Fórmula 1
Max Verstappen
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Em despedida da Ferrari, Sainz pai e filho pilotam carros de F1 juntos; veja imagens
Próximo artigo F1 - Verstappen: Críticas por 'cruzar' a linha vêm de quem não tem mentalidade de campeão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros