F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?
Piloto já confessou que gostaria de usar o #3 ou o #69
Foto de: Hector Vivas / Getty Images
As chances estão na mesa, mas faltando apenas duas corridas e uma sprint no calendário da Fórmula 1, Max Verstappen tem um trabalho hercúleo para conquistar o pentacampeonato. Exatamente por esse motivo e porque a categoria mudou as regras sobre os números dos pilotos para 2026, o holandês foi questionado sobre seu clássico #33.
A partir da próxima temporada, os competidores do grid poderão mudar seus números anualmente, se assim quiserem. Ou seja, em janeiro, alguns pilotos podem aparecer com um numeral diferente no bico de seus carros.
Não é segredo nenhum que, antes de se tornar campeão e assumir o #1, Verstappen carregava consigo o #33. Mas, na verdade, ele queria usar o #3, no entanto, Daniel Ricciardo já estampava esse número em seu carro.
Agora, com a saída de Ricciardo, o número fica indisponível até o início da temporada de 2027. Essa é uma regra da FIA: quando um piloto deixa o grid, ele tem direito de manter seu número por até duas temporadas completas. Assim, o #3 só ficaria disponível para ser escolhido depois de 2026, já que o australiano deixou o cockpit da RB em 2024.
Desde que o número 1 deixou de ser obrigatório para o campeão, apenas Verstappen e Sebastian Vettel o estamparam em seus carros. Lewis Hamilton nunca chegou a trocar o #44 (desde que passou a ser opcional).
Agora, com a dupla da McLaren despontando como favoritos ao título, fica o questionamento: se Lando Norris ou Oscar Piastri não optarem por usar o número 1 se forem campeões, Verstappen pode mantê-lo?
Como está explícito no regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), no Artigo 9.2, o #1 é reservado especialmente para o campeão da temporada anterior e nenhum outro competidor pode mantê-lo se não conquistar o título.
"Antes do início do Campeonato Mundial de F1 da FIA de 2014, os números de competição foram permanentemente atribuídos aos pilotos por sorteio; esses números devem então ser usados por esse piloto em toda Competição do Campeonato Mundial de F1 da qual ele participar durante toda a sua carreira na F1".
"[...] A única exceção a esse processo de atribuição será para o Campeão Mundial vigente, que terá a opção de usar o número 1. O número de competição que foi anteriormente atribuído a ele será reservado para ele nos Campeonatos seguintes caso ele não mantenha o título de Campeão Mundial".
Ou seja, caso Verstappen não se torna pentacampeão, ele não poderá carregar o número 1 para 2026, apesar de todos os rumores e ideias que surgiram entre os fãs nas últimas semanas.
TUDO da ESTREIA de DIOGO no teste de Valência! CORRIDA DE RUA na MotoGP? DI GRASSI, YAMAHA, M1GP, MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.