F1: Vettel diz que teve permissão de fiscal para guiar scooter na Austrália
Controle de corrida anunciou que o alemão estava sob investigação por entrar na pista sem permissão
Sebastian Vettel insistiu que recebeu permissão de um fiscal para guiar uma scooter no seu retorno ao paddock de Albert Park após a primeira sessão de treinos livres da Fórmula 1 na sexta-feira.
A sessão terminou para o tetracampeão mundial depois que ele relatou uma perda de potência, fazendo com que ele parasse o Aston Martin na lateral da pista na curva 10, faltando 15 minutos para o final.
A fumaça foi vista saindo da parte traseira do carro e, sob a bandeira vermelha, Vettel foi levado a usar rapidamente um extintor de incêndio.
Após o final da sessão, um fiscal ofereceu-lhe o uso da scooter. Ele voltou para os boxes acenando para a multidão. Ele também tirou momentaneamente as duas mãos do guidão da scooter.
Logo após o retorno de Vettel ao paddock, o controle de corrida anunciou que o alemão estava sob investigação por entrar na pista sem permissão.
A regra diz que ninguém pode ir à pista dentro de cinco minutos do final de uma sessão, mas uma das exceções é “pilotos em condução ou a pé, tendo recebido permissão para fazê-lo de um comissário”.
Vettel insistiu que lhe disseram que poderia retornar aos boxes pela pista.
"Obviamente, tivemos um problema, e havia um pouco de fumaça, e perdi potência", disse ele. "E tivemos que parar o carro na pista. E fiz o melhor que pude para limitar os danos e sair da pista o mais rápido possível."
"Tentei ter certeza de que o carro não sofreria mais danos. O fiscal foi muito prestativo, ele tinha um alicate Leatherman. Tiramos parte do chassi para que eu pudesse entrar e esfriar o carro. Então foi um pouco trabalhoso."
"Perguntei: 'Posso voltar?', assim que soube que o carro estava seguro em termos de não pegar fogo novamente."
“Mas de qualquer forma, a sessão acabou e eu perguntei: 'Alguém está vindo?' Eles disseram: 'Sim, sim, assim que a sessão terminar.' E então o cara veio com uma scooter e disse: 'Você pode pular na parte de trás.'
"Eu disse: 'Posso guiar?' Porque prefiro guiar sozinho. E então ele me entregou a scooter, então eu disse: 'Ok', e ele disse: 'Pode ir'. E eu fui."
"Eu gostaria de pegar o carro de volta e não ter problemas em primeiro lugar. Não estou aqui para guiar uma scooter."
A equipe de Vettel iniciou os ajustes na unidade de potência durante o intervalo entre as sessões, mas no final ele não conseguiu participar do TL2.
“Ele parou nossa sessão, o que foi doloroso. E infelizmente também nos custou todo o treino da tarde, o que não é o ideal."
“Eu não tenho estado no carro por um tempo. Além disso, a pista é diferente. Vai ficar tudo bem amanhã, mas teria sido bom ter mais voltas", concluiu.
Red Bull favorita? Rico Penteado aponta quem tem chances na Austrália
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #171 - Má fase da Mercedes indica fim de uma era na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.