F1 - Vettel: Hamilton pode demorar mais que o esperado para se adaptar à Ferrari
Tetracampeão defende que "fatores externos" complicam a adequação do britânico

Depois de 12 anos com a Mercedes, Lewis Hamilton tomou a decisão de mudar radicalmente e assinou com a Ferrari para defender a cor vermelha a partir da temporada de 2025 da Fórmula 1. O heptacampeão não está tendo um início fácil com o time de Maranello e, para Sebastian Vettel, o piloto deve demorar um pouco mais antes de entender o comportamento do SF-25.
Hamilton e Vettel entraram na F1 em 2007 e protagonizaram diversas batalhas em pista ao longo dos anos. Enquanto o britânico ganhou seu primeiro campeonato com a McLaren, o alemão deixou seu nome na história ao se tornar tetracampeão entre os anos de 2010 e 2013.
À época, Hamilton assistiu à ascensão de Vettel, mas sua transferência para a Mercedes virou o jogo. A dupla fez história na F1 ao terminar no pódio juntos 56 vezes. Com a aposentadoria de Sebastian, a rivalidade deu lugar ao respeito mútuo.
Agora, o britânico defende as cores da penúltima equipe de Vettel e já recebeu conselhos anteriores sobre como trabalhar com o time italiano.
Agora, o tetracampeão comentou o assunto mais uma vez, defendendo que a adaptação de Lewis "depende de muitos fatores" e que encontrar a química perfeita pode demorar pelo menos até a pausa no meio do ano.
"Isso depende de muitos fatores. Na minha época, a configuração do carro era completamente diferente, mas consegui me adaptar com relativa rapidez".
"Mas, no final, pessoas diferentes, ambiente diferente, idioma diferente, cultura diferente... Todas essas coisas surgem de repente e a reação de cada um pode ser diferente. Algumas pessoas se adaptam mais rapidamente, outras mais lentamente".

Foto de: Colin McMaster / Motorsport Images
"O talento de Hamilton é inegável. Ele tem tudo o que é preciso. Mas o período de adaptação é normal. Nada está perdido".
"Se o progresso for na direção certa, a Ferrari poderá estar em um lugar muito diferente. No ano passado, eles estavam muito fortes e por pouco não venceram o campeonato de construtores. Portanto, no momento, seria errado descartar toda a equipe, ou mesmo os dois pilotos".
O chefe da equipe, Fred Vasseur, não escondeu sua felicidade depois que assinou com Hamilton no ano passado. Os dois trabalharam juntos na época de GP2 e o francês acredita que o heptacampeão era o nome mais forte para acabar com a seca de campeonatos da Ferrari desde 2008.
Mas as coisas não saíram como o esperado. Hamilton está tendo dificuldades para se relacionar com seu novo companheiro de equipe, Charles Leclerc, e está pedindo configurações diferentes, o que sugere que ele ainda não está tão confortável no carro quanto o monegasco.
Hamilton, que fez um grande esforço para se adaptar à Ferrari antes da temporada, pode ter subestimado o tempo que levaria para se acostumar com o novo ambiente. O piloto está muito atrás do líder do campeonato, Oscar Piastri, enquanto a Ferrari tem uma diferença de 110 pontos para compensar com a McLaren.
GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.