F1 - Villeneuve sobre Doohan: "Colapinto já está esperando"
Após batida em treino livre, campeão de 1997 diz que pilotagem do australiano "demonstrou desespero"

"Um erro de julgamento" levou ao grave acidente envolvendo Jack Doohan, de acordo com o chefe da Alpine na Fórmula 1, Oliver Oakes. Doohan bateu na curva 1 depois de apenas quatro voltas na segunda sessão de treinos livres para o GP do Japão. Ele próprio não sofreu ferimentos, mas o Alpine A525 ficou muito danificado.
Oakes está "aliviado e feliz pelo fato de Jack ter conseguido sair do carro após o incidente e estar bem". Mas é improvável que o acidente de Doohan tenha lhe rendido qualquer simpatia na Alpine. O conselheiro da equipe, Flavio Briatore, já havia ameaçado, antes do início da temporada, que observaria o australiano em cada curva e o substituiria, se necessário.
De acordo com o campeão de 1997, Jacques Villeneuve, essa pressão é "problema de Doohan": "Ele sabia, mesmo antes da primeira corrida, que provavelmente não terminaria a temporada. Franco Colapinto já está esperando", disse Villeneuve à Sky.
Essa situação agora se faz sentir na pista: "Seu estilo de pilotagem demonstrou desespero porque ele teve que provar que é pelo menos melhor do que Pierre Gasly para ser mantido. E quando um piloto está em uma situação psicológica como essa, ele não dirige mais naturalmente e pequenos erros aparecem."
Como o acidente aconteceu exatamente
Mas o que exatamente aconteceu com Doohan na curva 1? Anthony Davidson, ex-piloto de Fórmula 1 , analisou na Sky: "Ele deixou o DRS aberto. É uma daquelas curvas em que o piloto precisa fechar o DRS manualmente, mas a asa traseira não se fechou antes de ele entrar na curva. E isso explica por que o carro rodou tão violentamente."
Com a asa traseira aberta, Doohan não tinha o 'downforce' necessário para entrar na curva 1. "Portanto, não foi porque o carro bateu no chão, mas simplesmente porque ele perdeu downforce na traseira devido à asa traseira aberta", diz Davidson. Isso foi "lamentável" para Doohan, "mas ele aprenderá com isso".
O próprio Doohan promete isso. Ele fala de um "forte impacto" e que o acidente "o pegou de surpresa".
Afinal de contas, o piloto australiano não tem muita experiência em um carro de F1 em Suzuka: ele está competindo no GP do Japão pela primeira vez e não participou da primeira sessão de treinos livres porque a Alpine colocou Ryo Hirakawa, piloto reserva do time francês, no carro de Doohan, que, por causa disso, perdeu muitas voltas de treino.
SEXTA-LIVRE: Piastri bate Norris e lidera TLs, DOOHAN BATE, Bortoleto é 13º! Debate do dia em Suzuka
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.