F1: Wheatley faz mistério sobre atualizações da Sauber em Barcelona
Chefe da equipe de Bortoleto afirmou que novas regras sobre flexibilidade das asas pode beneficiar as escuderias que estão no fundo do grid

O chefe de equipe da Sauber, Jonathan Wheatley, disse que o novo regulamento sobre a flexibilidade das asas móveis a serem implementados a partir do GP da Espanha de Fórmula 1 podem ter um impacto negativo sobre as equipes da frente e que isso pode funcionar a favor de escuderias como a do brasileiro Gabriel Bortoleto.
A partir de Barcelona, a FIA reforçará os testes de carga nas asas dianteiras e traseiras, proibindo as práticas de "flexibilidade excessiva" usadas por algumas equipes para obter vantagem aerodinâmica. Todas as equipes terão que atualizar seus carros para cumprir as novas regras.
O chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur, disse que essas novas práticas podem ser um "divisor de águas" que pode afetar a classificação na corrida do campeonato. Wheatley, por outro lado, acredita que essa mudança pode criar oportunidades para equipes como a Sauber, que está na parte de trás do pelotão.
Falando à imprensa em Mônaco, o britânico disse: "Todas as equipes terão de fazer algum tipo de atualização nesta semana por causa das novas regras sobre a flexibilidade da asa dianteira. Quando estávamos conversando sobre isso antes, eu esperava que essas mudanças pudessem apertar um pouco mais o grupo".
"Talvez algumas equipes estivessem tirando mais proveito dessas regras do que outras. Sou um otimista. Espero que as outras equipes sejam mais afetadas do que nós, e espero que tudo funcione a nosso favor".

Nico Hulkenberg, Sauber, Lance Stroll, Aston Martin Racing, Oliver Bearman, Haas F1 Team
Foto: Andy Hone / Motorsport Images
O circuito de Barcelona-Catalunha é visto como o local ideal para testar os efeitos dessas novas regras devido à sua natureza técnica e à exigência de eficiência aerodinâmica. Portanto, Wheatley acredita que o impacto dos novos testes será claramente visível na classificação.
"Temos falado sobre isso [asas flexíveis] há muito tempo em nosso esporte. No início da temporada, algumas equipes estavam realmente tirando proveito disso. Todas as equipes são extremamente inteligentes. Elas tentarão minimizar a perda de vantagem. Mas Barcelona é uma pista aerodinâmica. Acho que veremos os efeitos claramente após a classificação".
Espera-se que a equipe de propriedade da Audi traga um pacote de atualização significativo para o GP da Espanha. Wheatley disse que a atualização não se limitará à asa dianteira, com detalhes a serem compartilhados na sessão de mídia da FIA antes da corrida: "Haverá alguns detalhes que você verá. Vamos revelar todos eles na coletiva de imprensa antes da corrida".
VITÓRIA de BEZZECCHI vira PESADELO para MARTÍN? O ABANDONO de QUARTARARO em SILVERSTONE, BRMX e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST analisa INSANO GP do REINO UNIDO de MOTOGP, com VITÓRIA de BEZZECCHI e ABANDONO de QUARTARARO
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.