Fórmula 1 GP do Bahrein

F1: Wolff revela gravidade dos problemas do carro de Russell no Bahrein

Britânico foi investigado por abrir as asas móveis fora da zona de DRS em meio a múltiplas falhas no W16

Toto Wolff, Mercedes

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, revelou mais detalhes sobre o que aconteceu com o W16 de George Russell após um problemático GP do Bahrein de Fórmula 1.

Leia também:

Russell foi investigado pelos comissários da FIA depois de abrir acidentalmente a asa móvel fora da zona de DRS devido a inúmeros problemas com seu carro. Apesar disso, Wolff destacou a incrível pilotagem que o piloto britânico fez nessas circunstâncias e revelou o precedente de um caso semelhante em 2018, que não resultou em nenhuma ação adicional.

Ao falar com o Motorsport.com e outros meios de comunicação após a corrida, Wolff explicou: "O brake-by-wire falhou repentinamente, e demorou um pouco para encontrarmos as configurações para reseta-lo. Mas conseguimos, e então, para ser sincero, ele controlou o sistema ligando e desligando com Norris atrás dele. Foi uma pilotagem simplesmente inacreditável, para ser sincero".

"O que ele fez hoje. Além disso, ele garantiu o pódio. O fato de ter ficado com os pneus macios por tanto tempo também foi criado entre o gerenciamento [de pneus] e o ataque quando ele precisou. E acho que, se você nunca pilotou um carro de corrida com brake-by-wire ou freio convencional, é como se fosse um carro de estrada quando a direção assistida falha".

"E imagine que você tenha que se ajustar entre uma curva com o freio e a próxima sem ele. Essa foi uma habilidade muito boa".

Quando solicitado a esclarecer se Russell perdeu o brake-by-wire, GPS, comando do carro e/ou DRS, Wolff confirmou: "[Ele perdeu] tudo isso".

George Russell, Mercedes

George Russell, Mercedes

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

"E acho que no painel não tínhamos todas as coisas que esperávamos, e também temíamos que perdêssemos todo o painel, o que significaria não ter botões, nenhuma maneira de executar qualquer uma das configurações e, obviamente, ele tinha isso nas luzes de mudança de marcha, e ele tinha isso em mente e não tirou sua concentração".

Observando a investigação já encerrada sobre Russell por ter aberto o DRS fora da zona de DRS, Wolff explicou que há precedentes de incidentes semelhantes que resultaram em "nenhuma ação adicional".

"Isso já aconteceu antes, em 2018", explicou ele. "Houve exemplos de necessidade de substituição manual e abertura inadvertida, sem nenhuma ação adicional. Isso não significa que esse seja o caso aqui, mas há precedentes para isso".

"Ele abriu e fechou. Não houve nenhum benefício. O sistema falhou e esperamos que tudo fique bem. Ainda não sabemos a [causa]. Talvez alguma fiação no carro, ou talvez tenha sido acionada pela falha do sistema da F1 e isso fez com que nosso sistema ficasse maluco".

Foi confirmado que Russell não será penalizado por esse fato. "A conexão entre o sistema automatizado de ativação do DRS e o carro falhou devido a problemas com um loop de tempo fornecido por uma parte externa. Portanto, a FIA autorizou a ativação manual do DRS de acordo com o Artigo 22.1 h)", diz o documento oficial da FIA.

"Na ocasião, o piloto estava com um problema de freio por fio e outros problemas eletrônicos. Naquele momento, ele foi aconselhado a usar um botão auxiliar no cockpit que serve como um botão de rádio de reserva, mas também serve como um botão de ativação manual do DRS".

PIASTRI DOMINA, RUSSELL SEGURA NORRIS e MAX É 6º, com BORTOLETO 18º! Felipe Motta analisa | NASCAR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Lydia Mee
Fórmula 1
Toto Wolff
George Russell
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Como falha no transponder de Russell gerou caos no Bahrein
Próximo artigo F1: Brundle critica demora na adaptação de Hamilton à Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros