Fabricantes não poderão fornecer motores antigos a equipes
A FIA confirmou que as fabricantes de motores da F1 não poderão disponibilizar motores de segunda linha para suas equipes clientes na próxima temporada
Os rumores de que a Ferrari poderia oferecer motores versão 2015 para a Red Bull e Toro Rosso foram dissipados. O livro de regras da FIA, publicado nesta quarta-feira, deixa claro que a manobra não será tolerada pelo regulamento para o próximo ano.
O artigo 23.5 diz: "apenas unidades de potência que são idênticas à unidade de potência que foi homologada pela FIA pode ser usada em um evento durante as temporadas de 2016 e 2020."
Ao mesmo tempo que essa regra veda diferentes especificações do motor, ela não elimina a possibilidade de fabricantes usarem um melhor software de mapeamento ou produtos no combustível para garantir uma vantagem competitiva sobre seus clientes.
Decisão unânime
Ainda há uma possibilidade de que o regulamento seja modifica, mas será preciso uma decisão unânime de todas as equipes.
O artigo 1.2 diz: "essas regulamentações foram publicadas no dia 30 de setembro e só podem ser modificadas após esta data com a decisão unânime de todos os competidores inscritos na temporada 2016, salvo mudanças feitas pela FIA por questões de segurança, que podem entrar em vigor sem qualquer aviso."
Com o encontro das fabricantes para discussão das regras na quinta-feira, é possível que haja uma acordo, desde que ele seja do interesse tanto de Red Bull como de Ferrari. Algumas equipes já expressaram apoio no sentido de aprovar alterações no regulamento e permitir que motores de segunda linha sejam usados.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.