Ferrari admite que o conceito do carro de 2019 pode estar errado
Chefe de equipe da escuderia italiana, Mattia Binotto disse que rendimento em Barcelona liga o sinal de alerta para o time de Maranello
A Ferrari admitiu que pode ter errado seu conceito de carro para este ano, após nova derrota no Grande Prêmio da Espanha. A equipe italiana esperava que uma atualização aerodinâmica e de motores para no último final de semana ajudasse a melhorar sua forma e a derrotar a Mercedes em Barcelona, mas o melhor carro do time de Maranello terminou apenas em quarto, com Sebastian Vettel. (Veja abaixo galeria completa e exclusiva com atualizações dos times para a prova em Barcelona).
A Mercedes era intocável e a Ferrari não conseguiu terminar no pódio depois que Max Verstappen ficou em terceiro lugar na Red Bull. O chefe da equipe italiana, Mattia Binotto, disse que uma investigação está em andamento para chegar ao cerne de seus problemas, já que ele diz que a escuderia pode ter que admitir que o conceito adotado neste ano está errado.
Quando os carros de 2019 foram lançados, a Mercedes e a Ferrari tomaram caminhos totalmente diferentes com seus projetos de asa dianteira. A Mercedes optou por uma solução de alto downforce, enquanto a Ferrari seguiu um caminho para gerenciar melhor o fluxo e melhorar a eficiência nas retas.
Com a Ferrari ciente de que foi mais lenta em todas as curvas em Barcelona, o time de Maranello agora tem que resolver com urgência o que deu errado. "Estamos perdendo muito em cada curva", disse Binotto. "Há bastante subviragem. Isso é apenas downforce ou é mais do que isso? Eis algo que realmente precisamos analisar e entender”.
"Qualquer conclusão hoje será uma conclusão errada. Vai demorar alguns dias para realmente ter uma análise adequada e tentar entender: é uma questão de equilíbrio, é uma questão de downforce, talvez seja mesmo o conceito de carro? Eu não sei. Acho que não temos a resposta e eu gostaria de não passar por isso”.
No início deste ano, quando a Mercedes parecia estar com dificuldades em testes. A equipe disse que levaria meses para mudar para outro conceito com seu carro. Essa escala de tempo prejudicaria as esperanças de uma rápida reação da Ferrari, mas Binotto acredita que a ação pode ser tomada logo.
Perguntado se seria um desastre se a equipe descobrisse que seu conceito estava errado, ele disse: "Eu não acho que seja um desastre quando você está melhorando como um time. E como eu sempre digo, nós somos equipe jovem, estamos aprendendo, em uma fase de aprendizado”.
"Eu acho que em termos de processo e metodologia ainda há muito a aprender e eu estou muito feliz no momento com a equipe melhorando. Se é um conceito, obviamente depende do que é, mas eu acho que há coisas que você pode adequar dentro de uma temporada”.
O chefe da equipe da Mercedes, Toto Wolff, acha que uma explicação para a reviravolta na forma dos testes para agora pode ser explicada pela forma como o conceito de força descendente mais alta permite espaço para mais desenvolvimento sem atrapalhar o equilíbrio do carro.
"Eu acho que é definitivamente um pensamento interessante, porque quando você vê quem estava na frente no teste, é muito diferente dos que estão na frente hoje - mesmo se você olhar para as lutas no meio-campo", explicou ele.
"Foram dois conceitos aerodinâmicos diferentes e talvez haja uma certa verdade em um deles. Mas nunca há uma pergunta e uma resposta exatas na Fórmula 1, ou uma bala de prata que justifique bom ou mau desempenho. Eu acho que é sobre desenvolver o carro, mantendo a curva de desenvolvimento alta”.
ATUALIZAÇÕES NO GP DA ESPANHA
Muitos pilotos e chefes de equipes apostavam em alterações significativas na relação de forças da Fórmula 1 diante das muitas evoluções nos carros. Nada feito. E ninguém ficou tão decepcionada como a Ferrari. Veja as imagens das principais mudanças.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.