Ferrari avisa que ameaça de deixar a F1 "é séria"
Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, assegurou que a possibilidade de a equipe italiana abandonar a Fórmula 1 a partir de 2021 "é séria" em meio ao inconformismo da marca com os planos da Liberty Media








No início de novembro, Sergio Marchionne ergueu a voz e colocou na mesa uma possível saída da Ferrari da Fórmula 1 antes que o plano de motores que Liberty criou entre em vigor em 2021, além da intenção dos proprietários da categoria de retirar certos privilégios econômicos da Ferrari e imponha um limite de orçamento entre as equipes.
A Ferrari, que é a única equipe que compete na Fórmula 1 desde a temporada inaugural de 1950, já usou no passado como uma ferramenta de pressão a possibilidade de se afastar da categoria para conseguir políticas que beneficiem seus interesses.
Marchionne voltou ao assunto no sábado, na apresentação feita em Milão da parceria entre Sauber e Alfa Romeo - empresa irmã da Ferrari - e deixou claro que ele não brincando quando fala sobre deixar a Fórmula 1.
"O diálogo começou e continuará a evoluir", disse Marchionne. "Temos tempo até 2020 para encontrar uma solução que irá beneficiar a Ferrari, e a ameaça da Ferrari de sair da Fórmula 1 é séria, o acordo com Sauber expira em 2020-2021, quando a Ferrari poderia sair".
"Nós temos que encontrar uma solução que seja boa para a categoria, mas também temos que ser claros sobre as coisas que não podemos comprometer".
Todt acha que seria ruim para a Ferrari deixar a F1
Jean Todt, presidente da FIA e ex-líder da Ferrari na Fórmula 1 durante os melhores anos da equipe, acha que uma possível partida do fabricante italiano da categoria seria ruim para seus interesses.
"Eu não quero ver a Ferrari sair, mas não tenho certeza de que seja uma coisa boa para a Ferrari deixar a Fórmula 1", disse Todt há dias em Abu Dhabi.
"A Ferrari é uma marca única, combinada entre corridas e carros de rua, então acho que seria doloroso para a Ferrari não estar na Fórmula 1."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.