Ferrari: Deixar Vettel vencer em Singapura ajudou na confiança do alemão
Chefe da escuderia italiana, Mattia Binotto, exaltou segunda metade de campeonato de tetracampeão mundial, cotando como triunfo em Singapura o ajudou na retomada de confiança no carro e na equipe
Vettel ocupava a terceira posição do GP de Singapura, atrás de seu companheiro de equipe Charles Leclerc e Lewis Hamilton, mas acabou tendo uma estratégia de paradas diferente para conseguir chegar à frente, o chamado undercut.
Embora Vettel tenha cometido erros durante a temporada de 2019, e não liderou a Ferrari para uma briga pelo título, o chefe da equipe, Mattia Binotto, disse que o alemão deveria ser elogiado por sua performance melhorada na segunda metade do ano, que incluiu a vitória em Singapura.
Leia também:
Binotto disse que Vettel, que ele chamou de "piloto-chave", que é "central em nosso projeto", se beneficiou de encerrar sua seca de vitórias, mas também o conhecimento de que o desejo da Ferrari de priorizar o resultado da equipe também poderia ajudá-lo.
"Ele se sentiu desconfortável com o carro no início da temporada, certamente com a instabilidade de frenagem", disse Binotto.
"Acho que o desafio [de Leclerc] para ele também foi uma boa referência, porque ter um companheiro de equipe tão rápido lhe causou dores de cabeça."
"Para melhorar a si mesmo, ele é sempre muito analítico. Ele não é emocional a esse respeito, está analisando os dados, comparando os setores, analisando onde é eventualmente mais lento ou mais rápido.”
"Na primeira parte da temporada, ele foi pressionado. Acho que ele reagiu muito bem na segunda parte."
"A vitória em Singapura foi fundamental para ele, não apenas pela vitória em si, mas também pela confiança. Ele sabia que poderia contar com a equipe para obter ajuda, se necessário."
"Mas acho que foi certo, foi a escolha e a hora certa para deixá-lo vencer.”
A Ferrari melhorou no segundo semestre de 2019 e Singapura estava no meio de uma sequência de seis poles consecutivas para a equipe, que tinha uma vantagem controversa em termos de potência, mas também parecia melhorar seu desempenho aerodinâmico.”
Embora Leclerc tenha tido resultados mais impressionantes, as características aprimoradas nas curvas do carro impulsionaram Vettel, particularmente na classificação, pois sua posição inicial média de 3.7 antes das férias de verão se transformou 2.5 no segundo semestre.
"Quando ele tinha muita confiança no carro, acho que ele foi muito rápido", disse Binotto. "E se você olhar para o ritmo de corrida dele, estava muito parecido com Charles, que foi mais rápido em classificação.”
"Então, acho que ele foi muito bem na segunda parte da temporada, muito bem pela maneira como reagiu após uma primeira metade da dura."
Relembre todos os carros da Ferrari na F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Engenheiro experiente de Verstappen deixa cargo na Red Bull
Verstappen e outros pilotos com quatro mundiais de F1 (ou mais)
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
F1: Hamilton aparece pela primeira vez vestindo macacão vermelho da Ferrari
F1 - Cowell: Aston Martin ganhou "campeonato de mais atualizações", mas precisa se concentrar em fazê-las funcionar
Red Bull anuncia evento em Curitiba com exibição de carro de F1
F1: Equipes com pilotos estreantes podem 'trapacear' obrigatoriedade de TLs reservados para rookies
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.