Ferrari divulga ventilador para auxiliar no tratamento da Covid-19 com código aberto para uso
A Ferrari é a mais nova equipe da F1 a divulgar um ventilador mecânico feito para ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19
Nesta quarta-feira, a Ferrari divulgou o "FI5", ventilador pulmonar projetado para auxiliar pacientes infectados pela Covid-19. O aparelho foi projetado por engenheiros da Ferrari dos programas de Fórmula 1, Turismo e carros de rua, em colaboração com o Instituto Italiano de Tecnologia de Gênova.
Os dois primeiros protótipos do FI5 foram montados na semana passada e, desde então, foram aprovados em todos os testes de funcionamento. Todas as informações sobre o equipamento será disponibilizado gratuitamente, permitindo a grupos do mundo inteiro produzir suas próprias versões.
Leia também:
A Ferrari está buscando parceiros na Itália para iniciar a fase de produção do ventilador, já que está iniciando os preparativos para reiniciar suas operações de F1 na fábrica, logo que o fechamento imposto pela FIA acabe.
"O desafio da Covid-19 foi um que nós queríamos enfrentar", disse o chefe da equipe da Ferrari na F1 Mattia Binotto. "O FI5 é a contribuição nossa como Scuderia, usando o que temos de mais importante na equipe, o que torna a Ferrari especial: a paixão, a criatividade e o desejo de sempre estar melhorando".
"O projeto foi uma experiência estimulante e recompensadora para todos os envolvidos, que trabalharam lado a lado com nossos colegas do IIT e outros parceiros. São iniciativas que fazem 'Essere Ferrari' [Ser Ferrari] não ser apenas um slogan, mas uma característica única de nossa identidade".
O professor Giorgio Metta, diretor científico do IIT acrescentou: "A transferência tecnológica da pesquisa é um dos elementos centrais de nossa estratégia. Há diversos projetos que estão seguindo essa linha".
"Porém, o que fizemos com a Ferrari vai além disso. É um projeto iniciado por causa de uma emergência de saúde na nossa sociedade na qual pudemos responder rapidamente graças à combinação da Scuderia, que é o orgulho de nossa nação e famosa ao redor do mundo, e um centro de pesquisa que está na vanguarda das instituições científicas respeitadas mundialmente".
"Estimulada pela prática que a Ferrari tem de trabalhar em alta velocidade, nos projetamos e construímos o protótipo em apenas cinco semanas. O FI5 é um exemplo de engenhosidade e determinação, que são partes essenciais nos nossos procedimentos. Mas, mais do que isso, mostra que esse é um país que trabalha e vence".
Ferrari está próxima de completar 1000 GPs; relembre os carros e pilotos da equipe
Massa relembra dia em que Kimi "encheu a lata" e 'zoou' Schumi em evento da Ferrari
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Hamilton revela participação na escolha de coadjuvante de filme com Brad Pitt sobre F1
F1: “Exigente" Alonso vem surpreendendo cúpula da Aston Martin nos primeiros dias de equipe
F1: Ocon revela que ficou "muito doente" nas férias devido a vírus pulmonar
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
Pódios, vitórias, poles... Relembre os recordes de Hamilton ao longo de sua carreira na F1
F1: Confira detalhes do primeiro dia de testes de Hamilton na Ferrari
F1: Hamilton volta às origens e opta por capacete amarelo na Ferrari
Foto de Hamilton na Ferrari quebra recorde de curtidas em postagem sobre F1
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.