Ferrari projeta motor e chassi totalmente novos para 2020
Equipe italiana planeja melhorar velocidade nas curvas de baixa e aumentar confiabilidade do motor, ainda que perca potência no processo
O chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto, afirmou que a equipe está redesenhando todo seu motor, além disso a escuderia italiana trabalha agora em um novo chassi buscando mais pressão aerodinâmica.
Leia também:
Em 2019, a Ferrari possuía o motor mais potente do grid, no entanto essa vantagem se converteu em apenas três vitórias para Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Enquanto isso a Mercedes foi novamente a força dominadora do campeonato conquistando o título de pilotos e de construtores.
Visando ser capaz de desafiar a equipe alemã, o time de Maranello trabalha agora em um novo projeto que vai mudar tanto o chassi quanto o motor da Ferrari.
"Mudamos bastante nossa unidade de energia, em termos de arquitetura, como o cilindro, por exemplo ", disse o chefe da equipe Mattia Binotto.
"É uma revisão bastante grande apenas para mostrar que, novamente, há muito que pode ser feito. A mudança que estamos procurando no próximo ano são alterações bastante significativas no próprio motor".
Carro de Vettel sendo manobrado após pane elétrica no Motor, em Sochi
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
A Ferrari possuía o motor mais rápido de reta, mas o equipamento possuía uma deficiência que causava problemas de confiabilidade. O novo projeto visa reduzir esse tipo de problema.
"Estamos almejando muito mais pressão aerodinâmica em nosso carro no próximo ano. Tendo mais força downforce, certamente teremos mais arrasto", disse Binotto. "Não esperamos estar tão fortes nas retas quanto estivemos. Mas você nunca sabe o que os outros estão fazendo".
"As coisas que aprendemos, reconhecemos que precisamos ter mais downforce - como vimos no final da temporada, ainda há uma diferença a ser reduzida. Então, nosso carro está buscando mais pressão aerodinâmica e, consequentemente, estamos trabalhando mais no arrasto".
A Ferrari garante que está prestes a finalizar o processo de design do chassi de 2020, com Binotto afirmando que faltam apenas "algumas sessões" para concluir as especificações do carro que irá para os testes de Barcelona. A equipe anunciou recentemente que será a primeira a lançar seu carro de 2020, com data prevista para 11 de fevereiro.
"Estamos passando por todas as homologações", disse Binotto. "Passamos por um teste de colisão para homologação, mas ainda estamos trabalhando no túnel de vento. Mas o conceito certamente já foi definido".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
Dakar: Moraes tem 48 horas de tensão no deserto
F1 - Mercedes: Atraso no desenvolvimento é o culpado por performance oscilante em 2024
Dakar: Baciuska tem tempo restituído e vence etapa 2; tempestade força mudança de rota e Sainz é forçado a abandonar
F1: Red Bull ainda mantém portas abertas para Sainz
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.