FIA estende fechamento de fábricas das equipes da F1 para 35 dias
O Conselho Mundial do Esporte a Motor aprovou extensão do fechamento de 21 para 35 dias, e valerá para as equipes e montadoras de unidades de potência
Para aliviar o impacto da crise da Covid-19 no calendário e nas equipes, a FIA e a Fórmula 1 haviam aprovado o adiantamento da pausa de verão da categoria, que envolve o fechamento das fábricas, passando de agosto para março e abril. Mas, com a pandemia não dando sinais de enfraquecimento na Europa, o Conselho Mundial do Esporte a Motor decidiu estender esse período.
Em votação virtual feita nesta terça-feira, houve uma decisão unânime de aumentar o período de 21 dias para 35 dias, a ser realizado entre março e maio. A grande diferença desta segunda votação é que o fechamento não será apenas para as equipes, mas passa a valer também para as montadoras que fornecem unidades de potência para a categoria.
A pandemia do coronavírus já impactou consideravelmente a temporada 2020 da Fórmula 1, além dos próximos anos. Até o momento, as oito primeiras etapas de 2020 foram adiadas ou canceladas, com o GP do Canadá, marcado para 14 de junho, ficando como a primeira prova do ano por enquanto.
A categoria também aprovou o adiamento da introdução do novo pacote técnico e carro, que passou de 2021 para 2022 como forma de contenção de gastos, mas com o teto orçamentário confirmado para o próximo ano. Algumas equipes ainda defendem que o pacote técnico passe para 2023 e que o teto seja reduzido drasticamente.
De acordo com o release divulgado pela FIA, outras discussões sobre o impacto da Covid-19 no esporte continuam sendo realizadas entre a Federação, a F1 e as equipes.
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.