FIA aprova mudanças nas regras de assoalho e de santantônio para 2023
Entidade aprovou alterações que, em tese, visam maior segurança aos pilotos
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou mudanças nos regulamentos de assoalho da Fórmula 1 para 2023, para evitar o ‘porpoising’ visto este ano.
A mudança da F1 para carros com efeito solo, como parte de sua revisão radical dos regulamentos técnicos para 2022, viu o retorno da oscilação vertical – ou porpoising – nas retas.
Os saltos causaram problemas para várias equipes – principalmente a Mercedes – provocando pedidos de mudanças por motivos de segurança, o que levou a um impasse por meses entre as equipes sobre o assunto.
Tendo sido previamente discutidas pelo Conselho, essas mudanças foram agora aprovadas.
Conforme relatado anteriormente, a partir do GP da Bélgica, no final deste mês, a FIA monitorará o fenômeno e introduzirá mudanças nos requisitos de rigidez.
E a partir de 2023, as bordas dos assoalhos dos carros serão levantadas em 15 mm, enquanto a altura do difusor também será aumentada e suas bordas terão mais rigidez.
A FIA também exigirá que um sensor adicional seja utilizado no piso para monitorar o comportamento da peça.
The accident involving Zhou Guanyu, Alfa Romeo C42 at the start of the race
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Mudanças no santantônio dos carros para o próximo ano também serão introduzidas como resultado direto do acidente de Zhou Guanyu no GP da Grã-Bretanha.
O carro de Zhou capotou após o contato entre George Russell e Pierre Gasly no início da corrida de Silverstone, com o Alfa Romeo do piloto chinês deslizando de cabeça para baixo até saltar a barreira de pneus e cair na frente da cerca.
Após uma investigação depois da falha da peça do carro de Zhou, a FIA ratificou as mudanças para 2023.
Mudanças serão necessárias no topo do santantônio, que visa reduzir as chances de ele ‘cavar’ no chão durante um incidente semelhante, como foi o caso do carro de Zhou.
Espera-se que para 2024 os testes de homologação para aros sejam revistos para melhorar ainda mais a segurança da peça.
PODCAST: É o fim da linha para Ricciardo na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.