F1: Organização do GP em Interlagos é convocada por invasão à pista "antes da conclusão" da corrida
Caso remete ao ocorrido no GP da Austrália, no começo da temporada; entenda mais no Motorsport.com
Órgão 'regulador' do campeonato da Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) convocou a organização do GP de São Paulo, no Brasil, por uma invasão à pista "antes da conclusão" da corrida deste domingo em Interlagos.
Após o holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu a prova, à frente do britânico Lando Norris, da McLaren, alguns fãs adentraram o traçado no momento em que a disputa ainda era oficialmente considerada como 'em andamento'.
O caso teria excedido os limites do acordo entre a organização do evento e a FIA com relação ao horário no qual os portões das diferentes arquibancadas são abertos para que o público presente entre no circuito -- é comum os fãs irem à reta principal após os GPs.
Entretanto, o Motorsport.com apurou que alguns torcedores 'invadiram' partes do Autódromo José Carlos Pace cujo acesso deveria ser restrito, escalando cercas e barreiras afins. À reportagem, foi dito que os fiscais não puderam controlar a situação.
Embora os carros já tivessem saído do traçado quando os espectadores entraram, aparentemente sem quaisquer feridos ou algo que o valha, o fato de as pessoas terem entrado na pista antes do horário de abertura dos portões gerou preocupação.
Por isso, as autoridades do evento foram convocadas para se apresentarem aos comissários da FIA. Um público recorde de 267.000 pessoas, que esgotaram ingressos, compareceu a Interlagos no fim de semana.
No documento publicado na noite de domingo, os comissários da FIA informam que conversaram com os responsáveis pela organização do GP para averiguar o caso.
"A SPF1 sinceramente admitiu as falhas nos protocolos e medidas de segurança. A SPF1 concordou com a direção de prova que situações similares já haviam ocorrido no Brasil e que esta era uma situação inaceitável, que poderia ter consequências desastrosas".
A organização confirmou que fará uma investigação, determinando passos para evitar repetições do caso a tempo do GP de 2024, mas os comissários determinaram um prazo de 30 de janeiro do próximo ano para o envio deste plano. O caso será enviado ao Conselho Mundial do Esporte a Motor, podendo render uma punição ao GP.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lando Norris, McLaren MCL60, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, Lance Stroll, Aston Martin AMR23, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, o restante da equipe na largada
Um incidente semelhante ocorreu no GP da Austrália no início desta temporada. No entanto, em Melbourne, os espectadores conseguiram romper as linhas de segurança enquanto a corrida ainda estava em andamento.
Então, a FIA determinou que as "medidas de segurança e os protocolos que deveriam estar em vigor para o evento não foram aplicados, resultando em um ambiente inseguro para os espectadores, pilotos e oficiais da corrida".
Na Austrália, os espectadores também conseguiram alcançar o carro de Nico Hulkenberg, alemão da Haas, quando o veículo não estava em condições seguras devido a uma possível descarga elétrica.
Após uma investigação da FIA, os dirigentes do GP da Austrália realizaram uma revisão completa e se comprometeram a tomar medidas corretivas e preventivas para a corrida de 2024.
F1 AO VIVO: Veja debate sobre o GP de São Paulo, em Interlagos, Brasil
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.