FIA explica demora na investigação a Verstappen no México
Diretor de corridas da FIA, Michael Masi, descreveu os fatores que contribuíram para o que pareceu um atraso significativo na penalização imposta ao piloto da Red Bull por sua infração na classificação para GP do México
A punição de três posições no grid que custou a Max Verstappen a pole position no GP do México foi um dos principais pontos de discussão do fim de semana, até porque a FIA pareceu estar um pouco atrasada em anunciar que o holandês estava sendo chamado para ver os comissários.
De fato, muitos assumiram que o assunto só foi abordado depois que a FIA foi alertada sobre os comentários controversos que fez na coletiva de imprensa logo após a sessão de classificação.
Perguntado pela imprensa, Verstappen admitiu com indiferença que não havia desacelerado apesar de ver o carro batido de Valtteri Bottas, esperando apenas perder sua volta mais rápida - o que ainda o manteria na pole.
O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, insiste que os comentários não tiveram papel importante, e vários fatores contribuíram para o desenrolar dos acontecimentos - incluindo o fato de que a Mercedes de Bottas, que bateu, havia colocado o sistema de triagem fora de serviço naquela curva.
“Todas as bandeiras tradicionais amarelo único, amarelo duplo, bandeira verde, bandeira branca, pista escorregadia e vermelha e amarela são todas operadas pelo responsável pela sinalização naquele momento”, explica Masi.
“O carro de segurança, bandeira vermelha, VSC, é operado do controle de corrida. Então, efetivamente, aqueles que precisam sair simultaneamente para todos os pontos são operados por nós no controle da corrida”.
"O impacto de Valtteri rompeu o cabo do cara que estava pressionando o botão, então ele poderia pressioná-lo quantas vezes quisesse".
Valtteri Bottas, Mercedes bateu forte no final da classificação
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Com o painel de luz não acionado, a luz amarela não apareceu automaticamente no painel de Verstappen ou no sistema de temporização, como deveria ter sido o caso. E um efeito colateral específico disso foi que sua potencial infração de velocidade não foi automaticamente sinalizada para investigação.
"Se a luz amarela do painel continua, ela sinaliza no software para nós", diz Masi. "Mas se um carro bate na parede e corta o cabo..."
O sistema eletrônico estava fora de ação, mas um fiscal exibiu manualmente uma única bandeira amarela - não havia tempo para uma dupla. E aconteça o que acontecer, Verstappen era obrigado a obedecer.
Masi insiste que não houve tempo para o controle de corrida acionar a bandeira vermelha. "Se você observar o intervalo de tempo entre o momento em que o incidente ocorreu e o momento em que Max passou pelo incidente, não demorou muito. A bandeira quadriculada já havia sido exibida”.
Uma das principais razões pelas quais houve um atraso na investigação foi o fato de Masi estar muito ocupado para lidar com as consequências do acidente de Bottas e supervisionar especificamente a reconstrução da barreira que o finlandês havia atingido. A ação da F1 poderia ter encerrado o dia, mas ainda havia uma corrida da Porsche Supercup para ser disputada.
“Na verdade, estávamos analisando imediatamente. Mas, com a sequência do que aconteceu, a principal coisa foi a saúde de Valtteri, levando o carro médico para lá, garantindo que ele estivesse bem”.
“A segunda parte, quando isso aconteceu, foi devolver o carro para equipe, o terceiro elemento foi consertar o circuito para a próxima atividade, por isso fazia parte do meu papel de delegado de segurança ir lá para garantir que tudo voltasse à posição”.
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 entra no carro médico depois de bater
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
“Voltei ao escritório e comecei a trabalhar com os vários bits de dados existentes, e dei uma olhada nos três carros que passavam após o incidente de Valtteri, Lewis, Sebastian e Max, e revisei os três”.
“Depois que fiz isso e dei uma olhada em todas as evidências em vídeo, observei os dados, o de Lewis foi bastante fácil, não havia bandeira amarela”.
“Embora o fiscal tenha feito um trabalho incrível naquele momento e tenha mostrado a bandeira amarela relativamente rapidamente, não havia para Lewis, mas para Sebastian e Max havia. Sebastian desacelerou, Hamilton não estava em um setor de bandeira amarela.”
Houve também uma razão pela qual não havia alerta nas telas de tempo de que o incidente estava sendo investigado. Logo após a sessão, a página de temporização da F1 desapareceu. “Foi no final das sessões. A tela clica no próximo evento, o próximo evento é a Porsche.”
Uma das primeiras coisas observadas por Masi e pelos comissários foram os setores de mini cronometragem - e no ponto da bandeira amarela, Verstappen não definiu seu setor mais rápido da sessão. Isso sugeriu inicialmente que ele havia diminuído a velocidade, mas em uma investigação mais aprofundada, o rastreamento do acelerador mostrou que ele não havia levantado o pé.
“Olhando para toda a imagem, os mini setores, olhando para os dados, olhando para a visão, montando todo esse quebra-cabeça. Não é apenas uma peça de informação. Você começa a cavar como com qualquer coisa. O que ele disse era irrelevante para mim, porque eu já estava em movimento”.
Masi está convencido de que os comentários de Verstappen à imprensa não influenciaram na decisão de chamá-lo: “Cem por cento. O chamei para os comissários e disse a eles que o assunto deveria ser analisado depois que os comentários vieram à tona”.
Sebastian Vettel, Ferrari, Max Verstappen, Red Bull Racing, e Charles Leclerc, Ferrari, no Parque Fechado
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Masi disse também que os comissários estavam ocupados com outro assunto. Daniil Kvyat foi denunciado por uma saída insegura à frente de Daniel Ricciardo, e uma audiência sobre isso começou 15 minutos após o final da classificação. Enquanto os comissários estavam amarrados, eles não podiam analisar o caso de Verstappen.
“Os comissários estavam no meio de uma audiência com a Toro Rosso e a Renault, sobre a suposta libertação insegura”.
“Assim que a audiência terminou, eles escreveram a convocação a Verstappen. Eu efetivamente relatei o incidente a eles naquele momento, uma vez que houve um incidente a ser relatado”.
“Quando algo acontece durante a qualificação sempre os convocamos após a sessão, sem apenas aplicar penalidades. É apenas o costume e a prática, da maneira que sempre fizemos."
O comentário de Verstappen na coletiva de imprensa deixou claro que ele esperava que qualquer penalidade excluiria seu último tempo de volta, o que ainda o teria deixado na pole position. Alguns ficaram surpresos e, em seguida, ele recebeu uma penalidade de três posições no grid, mas isso é padrão nessas circunstâncias.
"A penalidade nas diretrizes dos comissários é de três posições de grid. E já existe há muito tempo – amarelo único", explicou Masi." E a penalidade nas diretrizes dos comissários para um amarelo duplo é de cinco posições."
Questionado se a F1 tem um sistema antiquado em comparação com outros esportes em que as decisões são tomadas rapidamente, Masi foi inflexível quanto à obtenção de veredictos certos.
"Eu não diria que é antiquado, estamos dando a todos o seu dia justo para ouvi-los, conforme é necessário. Foi uma pena que tivemos outra audiência acontecendo ao mesmo tempo. Mas essas coisas acontecem.”
Max Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e raros lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.