FIA explica porque Verstappen precisou deixar Alonso passar
Max Verstappen foi obrigado a deixar Fernando Alonso passar, porque o holandês estava 0,1 segundos atrás do espanhol, quando os pilotos entraram em uma zona de bandeira amarela durante o GP da Austrália








O incidente ocorreu na volta 26, quando o safety car virtual foi acionado depois que a Haas de Romain Grosjean encalhou na pista.
O piloto da McLaren, Fernando Alonso, estava deixando os boxes quando Max Verstappen passou na pista para conquistar o quinto lugar.
O pit wall da Red Bull percebeu que Alonso havia alcançado a bandeira amarela primeiro, embora por uma pequena margem, e perguntou ao controle da corrida sobre o incidente.
Embora ele tivesse tecnicamente passado sob bandeira amarela, o diretor de prova Charlie Whiting usou sua discrição, já que estavam tão próximos.
Ele concordou que a dupla deveria trocar de posição enquanto corria sob o safety car virtual, o que levou a uma atitude urgente de Verstappen, já que inicialmente Alonso não sabia que ele poderia passar.
A troca acabou decidindo o quinto lugar, com Alonso ficando na frente do holandês.
"Nós achamos que Fernando estava na frente", disse a Red Bull.
"Eu queria checar porque não está completamente claro. Pedi aos cronometristas para confirmar qual carro estava na frente, e eles disseram que era Alonso por um décimo de segundo”, explicou Whiting.
"E, portanto, é por isso que era difícil enxergar a olho nu, a menos que você tenha a facilidade de rever em câmera lenta, e esse tipo de coisa”.
"Temos que ter certeza, claro, e uma vez que tivéssemos certeza, eu disse para Max deixar Alonso passar. Antes que eu pudesse entrar na McLaren e dizer que dissemos a Max para deixar Fernando passar, Max disse: 'Vamos lá então!'”.
"E não enviamos a mensagem para Fernando. Já tínhamos feito isso antes, quando não está claro para os pilotos, não é justo [penalizá-los]".
Veja os destaques do GP da Austrália
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.